quinta-feira, 2 de junho de 2011

Maria Christina de Andrade Vieira


na Gazeta do Povo

A ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) Maria Christina de Andrade Vieira morreu, aos 60 anos, nesta quinta-feira (2). Ela havia pedido afastamento da entidade na última segunda-feira (30) para realizar um tratamento de saúde. Maria Christina lutava contra um câncer.
Seu corpo será velado a partir das 23 horas na Capela Vaticano, em frente ao cemitério municipal. Uma cerimônia de despedida será realizada às 11 horas de sexta-feira (3), no mesmo local. A cremação, que será restrita a familiares, vai ocorrer em Campina Grande do Sul.
Maria Christina era filha de Avelino Vieira, fundador do Banco Bamerindus, e irmã de José Eduardo de Andrade Vieira, que foi senador pelo Paraná e ministro da Indústria, Comércio e Turismo e da Agricultura. Ela também era tia de Fernanda Richa, mulher do governador Beto Richa.
Segundo o filho de Maria Christina, Antônio Carlos de O. Dias Filho, o desejo da mãe era de que amigos e parentes que não comprassem flores para seu funeral, mas que fizessem doações em seu nome para o Hospital Erasto Gaertner, especializado no tratamento de câncer e onde recebeu atendimento para a doença. "A coisa que mais a deixaria feliz nesse momento seria essa doação. O câncer é o conteúdo do último livro que ela escreveu e não foi publicado. Agora vamos tentar viabilizar a publicação deste livro que está pronto", conta.
Profissionalmente, Maria Chris­­tina atuava como palestrante, coach e consultora em comunicação e marketing. Ela era uma ativista cultural bastante premiada na área. Entre os inúmeros projetos que conduziu, um dos que obtiveram maior destaque foi o Natal do Palácio Avenida, realizado há 20 anos no mês de dezembro no Palácio Avenida, em Curitiba.
O prefeito Luciano Ducci (PSB) enalteceu a dedicação de Maria Christina que, mesmo enfrentando problemas de saúde, permaneceu firme na direção da Fundação Cultural. O prefeito decretou luto oficial de três dias no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário