segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Greve de bancários continua, dizem sindicalistas


Da Agência Brasil

São Paulo – Não houve acordo e a greve dos bancários deve continuar nesta terça-feira (4), dizem os representantes dos trabalhadores. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), ficaram fechadas nesta segunda-feira (3) 7.900 agências.
O balanço foi divulgado após reunião do Comando Nacional dos Bancários, quando foi aprovada a orientação para que os sindicatos regionais se mobilizem para ampliar o movimento. A federação dos bancos, que representa as empresas, não está fazendo avaliação da adesão ao movimento.
Segundo a Contraf, desde o início da greve, na terça-feira da semana passada (27), a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) não apresentou nova proposta além da que prevê reajuste salarial de 8%, rejeitada pela categoria.
Os bancários argumentam que o percentual é baixo e significa apenas 0,56% de aumento real. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 12,8%, um aumento de 5% sobre a inflação.
A categoria também quer maior participação nos lucros e resultados e elevação do piso salarial. “O salario inicial dos bancários brasileiros é menor que o piso dos trabalhadores argentinos e uruguaios. Isso é um absurdo, uma vez que os bancos brasileiros estão entre os maiores e mais lucrativos do continente”, reclamou o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário