terça-feira, 11 de outubro de 2011

Prefeito Luciano Ducci anuncia início das obras da Rua da Cidadania do Cajuru


principal



O prefeito Luciano Ducci anunciou que as obras da Rua da Cidadania do Cajuru começarão em 45 dias. Durante a audiência pública itinerante no bairro Capão da Imbuia, o prefeito disse também que até o fim do ano será entregue o Mercado do Produtor, que vai vender produtos hortifrutigranjeiros da Região Metropolitana de Curitiba. Ducci passou a manhã desta terça-feira (11) visitando o comércio e falando com os moradores da rua Leopoldo Belzack.
“São duas obras importantes no Capão da Imbuia que vão melhorar a vida das famílias. Os moradores do bairro vão ter acesso mais rápido aos serviços públicos na Rua da Cidadania e vão contar com um mercado, que será o segundo mercado municipal da cidade”, disse o prefeito.
O anúncio da construção da nova Rua da Cidadania do Cajuru foi feito após a aprovação, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da licitação da Prefeitura de Curitiba para contratação das obras. O novo equipamento beneficiará 215 mil pessoas residentes nos cinco bairros de abrangência da Regional.  O BID é o órgão financiador da obra, através do Programa Pró-Cidades. A empresa Sial Construções Civis Ltda, vencedora da licitação com a proposta de R$ 11.192.287,31, será a responsável pelas obras.
Mercado - Enquanto caminhava pelo bairro, o prefeito falou aos moradores dos benefícios do Mercado do Produtor. O equipamento terá 2 mil metros quadrados, 46 boxes, praça de alimentação de comidas típicas, açougue, peixaria, espaços para frios e cereais. Noventa por cento da estrutura será para hortifrutigranjeiros. O investimento é de R$ 2,6 milhões.
O Mercado do Produtor ficará na avenida Prefeito Maurício Fruet e terá também espaço específico de carga e descarga, salas de administração, almoxarifado, banheiros, salas para cursos e estacionamento.
Audiência itinerante – A caminhada do prefeito Luciano Ducci no Capão da Imbuia abriu um novo modelo de audiência pública. Durante a caminhada, o prefeito conversa com moradores e comerciantes, enquanto equipes da Secretaria Municipal de Relações com a Comunidade coletam pedidos de melhorias para o bairro. O pedido, contendo o nome e contato dos moradores, é encaminhado às  secretarias municipais para o atendimento no prazo máximo de 15 dias.
“Desta forma há mais agilidade e se ampliam os canais de comunicação com a população”, disse o secretário municipal de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes.
O prefeito começou a caminhada visitando a Igreja do Evangelho do Quadrangular do Capão da Imbuia, na rua Leopoldo Belzack. Em conversa com os pastores Jorge e Paulo, Luciano Ducci se comprometeu a promover um curso do Bom Negócio na igreja. Outro pedido atendido foi o do comerciante Everaldo Saldanha, por nova rede de drenagem nas ruas Alvorada e Dr. Gonzaga. Após a conclusão desta obra, será feita a pavimentação da rua, que já tem recursos incluídos na proposta de Lei Orçamentária de 2012.
Na caminhada, o prefeito também conversou com o casal de comerciantes, Roseli e Akira Yoshida, donos de um papelaria no Capão da Imbuia. Os dois queriam saber mais sobre o projeto da Rua da Cidadania do Cajuru. “O prefeito nos deu detalhes e se comprometeu a ligar pessoalmente quando as obras começarem”, disse Roseli.
Ao parar no sacolão de frutas de Luiz Carlos Rodrigues, o prefeito falou sobre as melhorias viárias programadas para a Regional Cajuru. Entre as obras estão a construção do binário Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, que vão criar novo caminho de acesso entre o Centro e o Capão da Imbuia. “Estas obras vão melhorar o trânsito no bairro, dando mais agilidade para os moradores”, disse Rodrigues.
Nova Rua da Cidadania - Projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a nova Rua da Cidadania do Cajuru será construída perto do Terminal Capão da Imbuia, no quadrilátero entre as ruas Professor Nivaldo Braga, Pandiá Calógeras, Professora Olga Balster e avenida Prefeito Maurício Fruet. Atualmente, a Rua da Cidadania do Cajuru funciona numa sede alugada, na rua Luiz França.
O prédio de 11 mil metros quadrados terá três pavimentos e uma grande praça de convivência como entrada principal. Escadas e três elevadores garantem a acessibilidade.
Numa das laterais do térreo ficará o setor de Esporte e Lazer como quadra coberta e estrutura de apoio: Sanitários, vestiários, salas de ginástica. Ainda no primeiro piso estarão concentrados bancos, Correios, farmácias e uma biblioteca. A Rua terá estacionamento coberto com 50 vagas.
Serviços - Os serviços municipais ficarão no segundo pavimento, devidamente identificados, mas num espaço único, sem divisórias para facilitar a circulação dos procedimentos. No mesmo andar será construído o auditório para reuniões da comunidade e uma estrutura especial para a Secretaria Municipal de Saúde.
Serviços como carteira de trabalho, Agência do Trabalhador, Copel, Sanepar também serão dispostos no segundo pavimento. “É nesse ambiente que se dará a relação direta do cidadão com a Prefeitura e com os demais serviços públicos”, explica a assessora de projetos do IPPUC, Célia Bim.
O terceiro piso será destinado a atendimentos mais reservados como o Conselho Tutelar. No mesmo andar ficarão ainda as salas para cursos da Fundação Cultural de Curitiba e um auditório de apresentações culturais.
A setorização dos espaços permitirá isolar os ambientes para eventos em diferentes turnos. Caso seja necessário usar apenas a sala de reuniões à noite, por exemplo, não é preciso que os demais ambientes da Rua da Cidadania fiquem abertos. O mesmo acontece como o auditório de apresentações e com a quadra coberta.
Descentralização - Assim como nas outras oito Ruas da Cidadania de Curitiba, a do Cajuru será uma espécie de subprefeitura, que coordenará a atuação de Secretarias e outros órgãos municipais nos bairros de abrangência da administração: Uberaba, Guabirotuba, Cajuru, Capão da Imbuia e Jardim das Américas.
Na Rua da Cidadania o cidadão encontra serviços prestados por Núcleos das diversas Secretarias Municipais, URBS, FAS - Fundação de Ação Social, FCC - Fundação Cultural de Curitiba e outros órgãos integrantes da Administração Indireta, como também serviços prestados nas esferas Estadual e Federal.
Nova Rua da Cidadania Cajuru
Prédio de 11 mil m² com 3 pavimentos e praça de convivência
Local: Entre as ruas Professor Nivaldo Braga, Pandiá Calógeras, Professora Olga Balster e avenida Prefeito Maurício Fruet. Perto do Terminal Capão da Imbuia
Bairros de abrangência: Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Guabirotuba, Cajuru e Uberaba.
População da Regional: 215 mil pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário