Foto por Renato Araújo/24.jan.2010/ABr
Encontro que propõe “outro mundo possível” completa dez anos em 2010
Acostumada com a agitação do Fórum Social Mundial, a cidade de Porto Alegre recebe a partir desta segunda-feira (25) a edição dos dez anos do megaevento. Diferentemente de anos anteriores em que a cidade foi a sede do encontro – 2001, 2002, 2003 e 2005 –, dessa vez a capital gaúcha vai dividir as atenções com outras 27 atividades programadas no Brasil e no mundo para o FSM 2010.
A expectativa é que 30 mil pessoas participem do evento, número bem menor que os 130 mil registrados na edição de Belém, em 2009. De acordo com a organização, mais de 70 intelectuais, entre eles os idealizadores do fórum, estarão na cidade para debater os rumos da proposta de um “outro mundo possível”.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vaiado na edição de 2005 do encontro, deve apresentar um balanço dos seus sete anos de governo na noite de terça-feira (26). A organização do evento também aguarda as presenças dos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales e do Paraguai, Fernando Lugo. Até o momento, porém, apenas o novo presidente uruguaio, José Pepe Mujica, confirmou que participará do evento.
Além da capital gaúcha, cinco cidades da região metropolitana de Porto Alegre vão receber as mais de 500 atividades programadas para o encontro: Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Gravataí. Algumas linhas de transporte urbano serão reforçadas para atender os participantes.
A programação inclui inúmeras discussões teóricas sobre os rumos da economia e política mundiais, além de oficinas, exposições, shows e uma feira de economia solidária.
Durante o evento, a Prefeitura de Porto Alegre pretende organizar uma arrecadação de donativos para as vítimas do terremoto no Haiti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário