Renato Andrade
No estadão.com.br
Votorantim confirmou ontem que está na disputa pela compra de uma participação acionária na fabricante de cimentos portuguesa Cimpor. Segundo Carlos Ermírio de Moraes, presidente do conselho de administração da Votorantim Participações, a proposta do grupo brasileiro já foi apresentada aos sócios da empresa. "Existe uma proposta que é conciliadora dos interesses locais, isso é o máximo que eu posso dizer", afirmou. Ele disse ainda que o objetivo não é assumir o controle da empresa.
Segundo Moraes, a Votorantim analisa adquirir uma fatia da Cimpor desde 2000, quando a empresa foi privatizada pelo governo de Portugal. "A partir do final de 2008 nossos contatos se amplificaram. A Votorantim apareceu por último na imprensa como interessada, mas na verdade estamos nesse assunto há muito mais tempo do que os outros concorrentes", afirmou. Além da Votorantim, também estão na disputa a Camargo Corrêa e a CSN.
Moraes minimizou o fato de a Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, ter pedido novas informações às empresas envolvidas na disputa por conta do processo que investiga, desde 2006, de possível formação de um cartel no setor de cimentos. Uma das suspeitas dos técnicos da SDE é que as companhias que já atuam no setor estariam tentando impedir a entrada de novos concorrentes. "Todo mundo está sujeito a investigação, então a investigação que ande, não tenho preocupação com isso", disse. Ele afirmou ainda que a compra de uma participação na Cimpor não deve alterar o grau de concentração no setor de cimento no País, onde a Votorantim detém atualmente cerca de 41%.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário