quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Líder do MST afirma que prisões no interior de SP são show às vésperas das eleições

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas
da Folha Online

Um dos coordenadores nacionais do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Gilmar Mauro, disse nesta terça-feira que as prisões de integrantes do movimento que participaram da invasão da fazenda da Cutrale, no interior de São Paulo, "são para fazer jogo de show agora nas vésperas das eleições".

Segundo Mauro, as prisões dos sem-terra "são desnecessárias". "Todos são réus primários e nenhum deles se negou a responder o inquérito."

A Polícia Civil de Bauru (SP) prendeu hoje pela manhã nove pessoas ligadas ao MST que teriam participado da invasão e depredação de uma fazenda de laranjas da Cutrale no fim do ano passado.

Entre os presos está o ex-prefeito de Iaras (SP) Edilson Grangeiro Xavier (PT), a vereadora Rosimeire Pan D'Arco de Almeida Serpa (PT) e o marido dela, Miguel da Luz Serpa. De acordo com a polícia, além de participarem, os três foram os responsáveis pela coordenação da invasão da fazenda.

Dos 19 mandados de prisão, sete foram cumpridos hoje. Outros 12 devem ser cumpridos nos próximos dias. Duas das prisões realizadas hoje foram feitas em flagrante por posse ilegal de arma.

Para o líder do MST, há uma tentativa "de criminalização" do movimento. De acordo com ele, a fazenda da Cutrale "é grilada" e pertence à União. "Toda aquela região tem terras griladas. Isso não precisaria estar acontecendo se o Estado cumprisse com o seu papel de fazer a reforma agrária", disse.

A Cutrale negou que a fazenda seja "grilada" e disse que sua situação é regular.

A questão está sub judicie. Na avaliação do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a área da fazenda --entre os municípios de Iaras e Borebi-- está em terras públicas de um antigo núcleo de colonização da União, datado do início do século 20.

Mauro criticou a atuação do Judiciário. "A Justiça brasileira é ágil na hora de decretar prisão contra nós, mas quando se trata de julgar terras públicas devolutas a Justiça senta em cima dos processos", disse.

Sobre a apreensão de armas, Mauro disse ser "provável que elas tenham ocorrido". "Mas pode ser que tenham sido colocadas na casa de alguém."

Em nota divulgada hoje, o MST diz que "situações como esta [prisões] apenas reforçam a urgência da criação de novos mecanismos de mediação prévia antes da concessão de liminares de reintegração de posse e de mandados de prisão no meio rural brasileiro conforme previsto no Programa Nacional de Direitos Humanos 3".

O diretório do PT do Estado de São Paulo divulgou nota oficial hoje à noite na qual diz que apoia "a ampla defesa e o direito ao acompanhamento jurídico dos integrantes dos movimentos sociais que foram presos na ação policial".

"Dirigentes e parlamentares petistas estão se deslocando até a região de Iaras para verificar os acontecimentos e prestar apoio aos integrantes dos movimentos", diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário