quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Teste de mísseis chineses indica descontentamento da China com os EUA



No Terra
Por Andrew Jacobs
Em Pequim (China)

A China disse na segunda-feira que testou com sucesso o primeiro sistema de defesa antimísseis baseado em terra do país, fazendo o anúncio em um breve despacho da "Xinhua", a agência de notícias oficial. "O teste é defensivo por natureza e não visa qualquer país", dizia ele.

Apesar dos relatos de terça-feira não fornecerem detalhes sobre o teste -e se destruiu seu alvo pretendido- analistas chineses e ocidentais disseram que não há dúvida de que o momento do teste, em meio à fúria de Pequim com a venda de armas americanas a Taiwan, visa principalmente a Casa Branca.

Nos últimos dias, os órgãos de mídia estatais têm produzido uma enxurrada de artigos condenando a venda de equipamento de defesa aérea Patriot para Taiwan. A China vê a ilha autônoma como uma província separatista, separada desde a guerra civil dos anos 40, e considera as vendas de armas como uma interferência em assuntos internos.

Os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores divulgaram meia dúzia de alertas sobre a venda de armas, dizendo que teria graves consequências nas relações entre Estados Unidos e China. O jornal estatal "Global Times" pediu aos leitores que apresentassem formas de retaliação contra os Estados Unidos. Leia na ÍNTEGRA http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2010/01/13/ult574u9907.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário