terça-feira, 6 de julho de 2010

O SONHADOR QUE FAZ


Quem estiver interessado em conhecer a trajetória do ex-Ministro e candidato à presidência da República José Serra - suas idéias e projetos

O SONHADOR QUE FAZ, biografia escrita por Teodomiro Braga - um dos mais premiados jornalistas do Brasil, com três Prêmios Esso, dois Líbero Badaró de Jornalismo e um Prêmio White Martins, entre outros -, faz uma viagem completa pela vida de Serra, desde a infância até sua entrada na vida pública.

Composto por uma série de entrevistas conduzidas por Teodomiro, O SONHADOR QUE FAZ está dividido em dois blocos: o primeiro vai da infância de Serra, na Mooca, bairro de São Paulo, à sua volta ao Brasil após passar mais de dois terços da vida adulta no exterior.

A segunda metade é dedicada à sua reintegração ao nosso país e principalmente à retomada da carreira política que o levou ao governo de São Paulo, ao Congresso Nacional e à administração federal, numa trajetória em que concretizou muitos dos sonhos que embalaram sua atividade política.
Entre as curiosidades da biografia está o encarte fotográfico, com flashes de Serra ainda bebê e seus primeiros comícios pela UNE.

O SONHADOR QUE FAZ acompanha a atuação de Serra como líder estudantil, iniciada em 1962, quando, era aluno da Escola Politécnica da USP. Um livro-entrevista sobre sua vida. Uma vida contada em várias sessões de conversas, que tiveram início em julho de 2001, muito antes de sua escolha como candidato do PSDB à presidência da República.

Entre os destaques, o desembarque de Serra em São Paulo, em maio de 1977, após treze anos de exílio. Antecipando-se à anistia política, ele retornou ao país, sem saber ao certo o que esperar. O livro mostra, também, a carreira docente de Serra, revivendo fatos de sua passagem pelo Instituto de Economia da Unicamp. Teodomiro dedica à última parte de O SONHADOR QUE FAZ à sua entrada para a vida pública, as passagens pelo governo de São Paulo e pelo Congresso Nacional, até sua atuação na administração federal.

Teodomiro Braga, nascido em 1952, é um dos jornalistas mais premiados do país. Formado em jornalismo pela PUC de Minas Gerais, trabalhou nos semanários Opinião e Movimento, ambos de oposição ao regime militar, e nos jornais Gazeta Mercantil, O Globo e Jornal do Brasil. Foi correspondente em Londres de O Globo e em Washington do JB, do qual era diretor da sucursal de Brasília até recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário