terça-feira, 27 de julho de 2010

Em Caetés (PE), alunos convivem com notebooks e pau-de-arara


Pau-de-arara 2.0 - Em Caetés, alunos se arriscam em paus-de-arara para frequentar as escolas. Da era moderna, só os notebooks do governo federal

Claudio Leal De Caetés (PE)

Em 23 de julho, os séculos 20 e 21 se chocaram no lançamento do programa "Um computador por aluno", em Caetés (PE), a cidade natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Paus-de-arara semelhantes aos usados pelo jovem Lula, na migração para São Paulo em 1952, ainda levam as crianças às escolas no município escolhido para sediar o projeto-piloto de entrega de 150 mil computadores em 300 escolas brasileiras.

Enquanto o presidente da República e o ministro da Educação, Fernando Haddad, celebravam a transferência dos primeiros 20 notebooks a alunos de quatro escolas caeteenses, um pau-de-arara conduzia crianças no centro da cidade do agreste pernambucano. Cadernos nas mãos, sentadas em bancos de madeira e expostas aos solavancos, elas ofereciam uma contradição à modernidade trazida pelo governo federal. Pintado na carroceria: "Escolar".

O prefeito de Caetés, Aércio José Noronha (PSB), conversou com Lula e Haddad sobre a compra de sete microônibus. "Fizemos o pedido, a entrega está prevista para julho ou agosto. A prefeitura não tem condições de colocar outros carros pra enfrentar as estradas na zona rural", diz Noronha.

Quarenta paus-de-arara realizam o transporte de estudantes na cidade. Atualmente, há 47 grupos escolares - sete na zona urbana, 40 na rural. "Com os sete ônibus, vamos fazer o remanejo, pra diminuir um pouco o sofrimento dos estudantes. Quando está chovendo, molha os cadernos", relata o prefeito. "Não temos verba pra isso. Sentei com o presidente e o ministro. Eles se interessaram".

Lula nasceu em Caetés quando o município era um distrito de Garanhuns (PE). Com Dona Lindu e irmãos, viajou por treze dias num pau-de-arara até Guarujá (SP). Em 2006, a cidadezinha de Caetés, de 26.386 habitantes, deu 9.228 votos ao líder petista, contra 1.083 votos de Geraldo Alckmin (PSDB).

"Ele é uma potência. Me disse que voltará a Caetés assim que deixar o governo", contou José Cazuza Ferreira de Melo, depois de encontrar o primo-presidente. Uma faixa saudava o "filho ilustre" na avenida Luiz Pereira Júnior: "Lula é o cara do Brasil. Caetés é a cara de Lula".

Num discurso em Garanhuns, na noite de 23 de julho, Lula voltou a lembrar da "triste partida" em 1952: "Mesmo alguém que foi pau-de-arara não tem vergonha de ser o primeiro pau-de-arara presidente do Brasil".

no Terra Magazine

2 comentários:

  1. LULA É O CARA, E AGORA É DILMA 13 NO 2º TURNO !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito pior que os paus de arara são as absurdas manipulações de emprego em troca de votos feito por os "ditadores" que governam a prefeitura.

    ResponderExcluir