segunda-feira, 6 de junho de 2011

Força Sindical pede afastamento imediato de Palocci da Casa Civil


Camila Campanerut 
Do UOL Notícias

O presidente da Força Sindical e deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), mais conhecido como Paulinho da Força, defendeu nesta segunda-feira (6) que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci se afaste imediatamente do cargo para evitar que as denúncias que pesam sobre o ministro petista “dificultem as ações governamentais” e “contaminem a agenda positiva” do governo federal.
O pedido dele é a segunda manifestação oficial neste sentido entre os aliados do governo. A primeira foi na semana passada, do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que, em discurso no plenário do Senado, sugeriu a saída de Palocci do cargo de ministro mais importante do governo Dilma Rousseff. Até então, reivindicação semelhante só era feita por legendas da oposição.
“O imediato afastamento do ministro só trará benefícios para o país, que vive um bom momento econômico, com pleno emprego e sinais de controle inflacionário, mas começa a sentir a paralisia política do governo devido às incertezas que cercam o atual ocupante da Casa Civil do Palácio do Planalto”, disse Paulinho em nota oficial divulgada pela Força Sindical.
Na avaliação dele, a credibilidade do ministro está “a cada dia se deteriorando”, por oferecer respostas “convincentes e verdadeiras” às dúvidas que pairam sobre o aumento patrimonial de 20 vezes nos últimos quatro anos.
“As tentativas de esclarecimento do ministro da Casa Civil, apenas para cumprir formalidades, não foram suficientes para arrefecer o desgaste a que vem sendo submetido o braço direito da atual presidenta. Entendemos que o ministro Palocci ainda deve explicações ao povo brasileiro, visto que, sendo servidor público de alto escalão, deve servir de exemplo e ser pautado pela ética, pela transparência e pela moralidade pública”, disse o parlamentar no documento.
Paulinho integra um dos partidos que compõem a base governista e, assim como alguns integrantes do PT – legenda da presidente – pretende tratar as denúncias contra Palocci como “assunto pessoal”, descolando assim a imagem do ministro a do governo.
Além do PDT, a Força Sindical é uma das organizações de representação sindical que apoiam o governo federal há mais de oito anos - desde o primeiro mandato do antecessor petista do Executivo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário