sexta-feira, 3 de junho de 2011

Secretaria Antidrogas de Curitiba é modelo para outras cidades



Cornélio Procópio e Mandirituba devem ser as próximas cidades do Paraná a implantarem secretarias municipais antidrogas, com o apoio da estrutura que já funciona em Curitiba desde 2008.
Nesta semana, representantes dos municípios do interior visitaram a Secretaria Antidrogas de Curitiba e encaminharam propostas de cooperação técnica.
Na terça-feira (31), o secretário Hamilton Klein recebeu a visita do prefeito em exercício de Cornélio Procópio, João Carlos C. Lima. No dia seguinte, foi a vez do presidente da Câmara de Mandirituba, José Luiz de Oliveira, conhecer a estrutura da Antidrogas.
Desde 2008, a secretaria de Curitiba já ajudou na instalação de centros de prevenção ao uso de drogas em nove municípios – Fazenda Rio Grande, Colombo, Agudos do Sul, Campo Magro, Pontal do Paraná, Paranaguá, Araucária, Castro e Matinhos.
Através do programa “Exportando Ideias”, a Antidrogas de Curitiba faz o treinamento de agentes das outras cidades, fornece material didático e ajuda na montagem da infraestrutura.
“O que normalmente acontece nos municípios é a falta de uma política pública definida para tratar da prevenção, associada com a falta de mão de obra especializada. Os hospitais tampouco têm estrutura”, comenta Hamilton Klein.
Klein falou ainda dos bons resultados dos programas de Curitiba. “Houve aumento de 25% no número de participantes do Programa Bola Cheia no primeiro quadrimestre de 2011. Além disso, o número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal caiu 28,6%, de 2009 para 2010, nas áreas de atuação do mesmo programa. Foram consideradas as ocorrências registradas no raio de um quilômetro das escolas onde o programa acontece”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário