terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eixo Oeste-Norte - Fredolin Wolf ganha iluminação especial para pedestres


principal



É mais seguro caminhar pelas calçadas da Avenida Fredolin Wolf durante a noite. Nos trechos em que a Fredolin passa pelos bairros de Santa Felicidade, São João, Pilarzinho e São Lourenço a Prefeitura está implantando nova rede de iluminação pública com postes e luminárias especiais para pedestres. “O projeto prevê iluminação especial que dá mais segurança e valoriza a região, que vai ganhar um novo acesso de entrada à cidade, com o Eixo Oeste-Norte”, disse o prefeito Luciano Ducci.
Na revitalização completa da Fredolin Wolf, a Prefeitura está investindo R$ 17,9 milhões com recursos próprios e do programa Pró-Cidades (Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “O modelo de iluminação é similar ao adotado nas ruas Riachuelo e Toaldo Túlio. Intercala luminárias de postes da Copel, com postes da Prefeitura”, explica o diretor de Iluminação Pública da secretaria Municipal de Obras Públicas, Ivan Martins.
Segurança - Os novos postes usam sistema diferenciado que distribui a luminosidade, eliminando pontos escuros nas ruas. Outra vantagem é o uso de lâmpadas de vapor metálico, que dão mais visibilidade durante a noite, proporcionando maior sensação de segurança.
O novo sistema de iluminação prevê a colocação de três tipos diferentes de luminárias na rua. Uma de alto rendimento com lâmpada mais potente – de 250 watts – está sendo colocada nos postes de energia elétrica, direcionado a luz para a rua e o calçamento. Outra luminária será colocada no mesmo poste, mas com com lâmpadas de 100 watts, direcionadas apenas para as calçadas.
Mais um ponto de iluminação será colocado no lado oposto aos das luminárias dos postes. Nos postes ornamentais serão colocadas luminárias de alto rendimento, intercaladas, para melhorar a luminosidade da rua. A nova iluminação evita ofuscamentos e, por causa dos modelos de lâmpadas, permite melhor definição de objetos e pessoas durante a noite.
Revitalização - As obras de revitalização da Avenida Fredolin Wolf estão beneficiando mais de 80 mil pessoas que vivem na região. Ao longo de 7,5 quilômetros está sendo recuperado o asfalto e construído novo calçamento da Fredolin Wolf e das ruas Saturnino de Miranda, Domingos Antônio Moro e São Salvador.
Além do alargamento da avenida, que terá entre 7 a 11 metros de largura, a Fredolin Wolf está ganhando nova rede de drenagem, meio-fio, nova capa asfáltica, ciclovias compartilhadas em toda a extensão, rampas de acesso para idosos e pessoas com deficiência, paisagismo, sinalização e novos abrigos para pontos de ônibus. Vários cruzamentos terão uma faixa adicional para permitir que as conversões à esquerda sejam feitas com segurança para motoristas e pedestres. Alguns cruzamentos terão rotatórias que vão melhorar a circulação. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário