segunda-feira, 21 de julho de 2014

Conceição Formiga; uma escritora na defesa das mulheres maranhenses


Foto: Facebook de Conceição Formiga

Brasília (DF) – Conceição Formiga é a alma do PSDB-Mulher em Imperatriz, no Maranhão, mas é também uma intelectual de primeira linha, com textos publicados e reconhecimento na lista dos principais escritores da cidade. A atual Secretária da Mulher de Imperatriz é discreta sobre suas qualidades, como se pode ver nas respostas que deu ao nosso Mulher que Faz.
PSDB-Mulher Nacional – Fale um pouco sobre você e como entrou na política partidária:
Conceição Formiga – Comecei participando do Movimento de Cursilho, da Igreja Católica, estudando um documento da CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – que incentivava os cristãos leigos a participar da política. As amigas desse grupo sugeriram que as mulheres participassem e fui escolhida, em 1986. De lá para cá fui 10 vezes candidata. Disputei quatro vezes para vereadora (fui eleita em três pleitos); mais quatro para deputada estadual; uma vez como vice-prefeita e outra, como vice-governadora.
PSDB-Mulher Nacional – Qual e realidade da política de gênero em sua região?
Conceição Formiga – Temos uma Secretária Estadual da Mulher muito atuante. Dos 217 municípios maranhenses, 62 tem coordenadorias ou secretarias da Mulher. Recebemos ônibus para atendimento especializado da mulher e, em São Luiz e Imperatriz, há todos os serviços que a Lei Maria da Penha exige.
PSDB-Mulher Nacional – Como vivem as mulheres em seu estado? Quais suas maiores aspirações?
Conceição Formiga – Os índices de analfabetismo e pobreza de nosso estado são os piores da Federação e, consequentemente, como somos 52% da população, vivemos em situação muito difícil.
PSDB-Mulher Nacional – Sobre que assuntos a mulher maranhense quer falar, o que mais a interessa?
Conceição Formiga – Queremos discutir o combate à violência doméstica e familiar; segurança pública; uma política de atuação integral à saúde da mulher; creches e escolas de tempo integral; maior participação da mulher na política; maior organização das mulheres nas comunidades e capacitação, na perspectiva de gênero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário