quarta-feira, 16 de julho de 2014

Projeto do governo Beto Richa dá nova vida à circulação no campo



Foto da linha do tempo

Uma ação do governo do Paraná, administrado por Beto Richa (PSDB), está dando uma cara nova às estradas rurais do estado – e também à população local. Trata-se do Projeto Patrulha do Campo, implantado no ano passado e que, desde então, já atendeu 130 cidades e beneficiou cerca de 350 mil paranaenses, com aprovação unânime. Pelas estradas rurais circulam a produção dos agricultores e moradores da região que se deslocam para estudar, ir a hospitais, passear, tocar suas vidas.
O projeto, que conta com o apoio do governo estadual, estimula as prefeituras vizinhas a formarem consórcios, nos quais são discutidos temas em diversas áreas da gestão urbana. Esses consórcios identificam estradas rurais que precisam de reparo e avisam o governo estadual. Que, por sua vez, manda ao campo a sua patrulha. A patrulha vai ao local e executa os serviços de reparo e reforma nas estradas, mudando a realidade do local.
O nome patrulha não vem por acaso. É um plantel de máquinas formado por um trator, uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira, um rolo compactador, um caminhão comboio, uma caminhonete pick-up, um caminhão basculante e uma carreta para transporte de equipamentos. O maquinário é operado por funcionários das próprias prefeituras – ao governo estadual, cabe o trabalho de articulação e capacitação. Uma vez concluído o trabalho em uma cidade, passa-se a outra que tenha o mesmo problema; ficam a estrada reparada e também trabalhadores com condição de colocar a mão na massa em projetos semelhantes no futuro.
Duas faces
Em relação às estradas, o “antes e depois” impressiona. Saem de cena as vias de terra, esburacadas, muitas cortadas por grandes fluxos de água à época de chuvas e entram em seu lugar caminhos asfaltados, adequados para a circulação.
“Muito se ouviam frases do tipo ‘como choveu, eu não pude ir’. Já não há mais esse problema, porque nenhum caminho por onde o Patrulha passou fica intransitável depois da chuva. Perceba que aí estamos falando de muita coisa, desde o escoamento de uma carga até um jovem que quer ir à escola”, afirmou o coordenador do projeto, Jair Vendruscolo, da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), ligada à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.
Legados
Vendruscolo expõe que o Patrulha do Campo tem uma meta: jamais fazer com que a ação do governo termine quando a obra em uma estrada for concluída. “Nós não construímos e viramos as costas. Nos asseguramos que o aprendizado foi feito, que os trabalhadores tenham condição de fazer um serviço similar no futuro”, explica.
Os benefícios do projeto se disseminam em diferentes áreas. Além do já citado ganho econômico e de qualidade de vida para os moradores, há também acréscimos na área ambiental e mesmo no valor das propriedades rurais.
O coordenador explica que um dos fatores que leva à degradação das estradas rurais no Paraná é a erosão – verificada pela queda de água e sedimentos nas vias de passagem. O Patrulha do Campo, ao reformar as estradas e modificar a relação entre elas e a população, motivou os proprietários a cuidarem melhor dos trechos que se aproximam das vias e coibiu os problemas.
Ao mencionar os donos de terra, outro ganho significativo: a valorização das propriedades. Afinal, ter um lote vizinho a uma estrada asfaltada é bem diferente de morar (ou produzir) próximo a uma via esburacada, de circulação difícil em época de chuva. “Nós contribuímos também para a diminuição do êxodo rural, para a manutenção da população no campo”, citou Vendruscolo.
Próximos passos
O governo de Beto Richa espera levar o Patrulhas do Campo a todo o estado. Além das 130 cidades já atendidas, há outras 72 que fazem parte de consórcios intermunicipais e estão na “lista de espera” para o projeto.
A gestão acredita ser possível expandir o Patrulhas para mais de 350 cidades, e beneficiar grande parte da população paranaense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário