terça-feira, 1 de julho de 2014

Moeda de real terá comemoração dos 20 anos em Poços de Caldas



Poços de Caldas (MG) – O aniversário de 20 anos do Plano Real será comemorado nesta quarta-feira (2) às 14 horas,  no Palace Hotel, em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. No mesmo local, há duas décadas a moeda foi lançada pelo então presidente Itamar Franco e o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso. Confirmaram presença o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; o ex-governador Antonio Anastasia; o candidato ao governo de Minas Gerais pelo PSDB, Pimenta da Veiga  e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro (PP).
Em Poços de Caldas, em julho de 1994, a nova moeda entrou publicamente em circulação pelas mãos do candidato na época pelo PSDB à Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso. Fernando Henrique, na ocasião, fez a primeira troca de uma nota da nova moeda em uma agência bancária na área central. Antes circulava no país a Unidade de Referência de Valor (URV), que tinha como base uma extensa tabela de conversão.
O lançamento da moeda de real repercutiu na imprensa nacional e os dois jornais diários de Poços de Caldas também publicaram a notícia com destaque. O Jornal da Cidade estampou a manchete “FHC escolhe os caminhos de Minas na estreia do novo dinheiro”. Também o Jornal da Mantiqueira destacou o fato com o título: “Fernando Henrique inaugura era do real em Poços”.
O deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB-MG) também participou do lançamento Real há 20 anos.  Mosconi, que em 1984 também participou do lançamento do movimento das “Diretas Já”, em Poços, lembra bem da cerimônia de lançamento da nota de real nas escadarias do Palace Casino.
Assessoria do deputado Carlos Mosconi (PSDB-MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário