sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Jobim fará relatório próprio sobre caças para levar a Lula


imagem do blog Acerto de Contas

da Folha Online

O ministro da Defesa Nelson Jobim levará ao presidente Lula relatório próprio sobre a renovação da frota da Força Aérea Brasileira e poderá rever o critério de pontuação que pôs em primeiro o caça sueco Gripen NG.

A informação consta em reportagem da colunista Eliane Cantanhêde e de Fernando Rodrigues, na Folha (íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL) desta sexta-feira (8).

A Aeronáutica manteve ranking antecipado pela Folha na última terça-feira que traz em último lugar o caça francês Rafale, preferido do Planalto. "É importante ver se a pontuação bate com a posição da gente, que é baseada na Estratégia Nacional de Defesa e prioriza a transferência de tecnologia", disse Jobim à Folha.

O ministro e Lula defendem negócio com a França porque o país é "parceiro estratégico", com o qual há acordo militar. Jobim, porém, disse que analisará o relatório da Aeronáutica antes de levar ao presidente sua conclusão. Os 36 caças custarão até R$ 10 bilhões.

Em Paris, em evento com a presença do chanceler Celso Amorim, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, defendeu reforma no Conselho de Segurança da ONU e elogiou o Brasil. Amorim voltou a falar sobre os caças e disse que "o barato, às vezes, sai caro".

Leia a reportagem completa na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário