terça-feira, 17 de maio de 2011

Ações integradas garantem segurança e tranquilidade a famílias


principal

A Prefeitura de Curitiba e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) realizaram no último sábado (14) a 24ª Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) de 2011. As equipes de fiscalização percorreram postos de combustíveis, restaurantes, casas noturnas e bares a procura de drogas, irregularidades e abusos.
Participaram da fiscalização guardas municipais, agentes da Secretaria Antidrogas Municipal, do Conselho Tutelar, da Vigilância Sanitária, das secretarias municipais do Meio Ambiente e do Urbanismo, da Diretran,  das Polícias Militar e Civil e dos Bombeiros.
Os 19 estabelecimentos vistoriados no final de semana foram objeto de denúncias recebidas pelos serviços 156 (Prefeitura), 190 (PM) e 181 (Disque Drogas).
Desde o início do ano, já foram vistoriados 187 estabelecimentos, aplicados 62 autos de infração, 20 interdições, quatro apreensões de material, cinco encaminhamentos para prisão e aplicadas 193 multas ou notificações.
O diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, explica que o objetivo das ações é justamente garantir a segurança e tranquilidade dos frequentadores dos estabelecimentos comerciais. “A AIFU é uma ação democrática. A partir de denúncias, agimos nos comércios mais simples até os mais sofisticados. A ação chega aos bairros mais afastados e também à região central”, afirma.
Os números da AIFU desde 2004:
ANO
AIFU
LOCAIS VISTORIADOS
2004
35
283
2005
100
737
2006
93
610
2007
82
700
2008
72
564
2009
96
648
2010
87
660
2011
24
187

Beto Batata descumpre legislação e é alvo de seguidas denúncias
Na Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) do último dia 14, dos 19 estabelecimentos vistoriados, oito foram interditados. Entre eles, o restaurante Beto Batata (Alto da XV), onde os fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente verificaram que o proprietário não possui licença ambiental, que é necessária para utilização de música ao vivo ou eletrônica. Por conta desta irregularidade, além da interdição, o estabelecimento foi multado em R$ 3 mil.
Além disso, a Secretaria do Urbanismo constatou que o alvará do estabelecimento - restaurante, lanchonete e similares – também não permite música ao vivo ou eletrônica.
A Prefeitura esclarece que a interdição e multa são medidas extremas, que só foram tomadas devido à reincidência.
No último dia 5 de fevereiro, a AIFU esteve no local e as mesmas irregularidades já haviam sido encontradas.
Naquela ocasião, o proprietário foi apenas notificado e orientado para que se adequasse.
A administração municipal informa ainda que não existe nenhum pedido de licença ambiental ou alvará em nome do estabelecimento registrado nas devidas secretarias.
Como o referido comércio encontra-se instalado em zona residencial, o respeito ao sossego e bem-estar dos vizinhos deve ser redobrado.
Moradora da região há cinco anos, Magali Gottardo explica que os problemas aumentaram de dezembro passado para cá. “Já tentamos conversar com o proprietário, mas ele se recusa. Os vizinhos ligam e ele nunca atende.
 
Estamos sofrendo de um grande desgaste. As crianças choram porque têm aula no dia seguinte pela manhã e não conseguem dormir. Os problemas com música, lixo e carros estacionados em lugar proibido têm sido constantes”, afirma.
“Aos poucos ele foi colocando mais música e ampliando o horário de funcionamento. Sempre pedimos para abaixar o som e ele nunca respeitou. O pessoal da minha casa todo tem que acordar cedo. Além disso, é normal ver carros estacionados em entrada de garagem e em cima da calçada. Muitas vezes chegamos em casa e não conseguimos entrar com o carro”, confirma outra moradora, Jocimara de Oliveira.
“A Prefeitura e todos os outros integrantes da ação de fiscalização estão de parabéns. A lei é para todos e deve ser respeitada”, completa Franco Astudi, que também mora na vizinhança.
Além do Beto Batata, foram vistoriados na ação do final de semana, o Zapata Mexican Bar, Zaf Eventos, Faustus, Posto Criança, Pety Fubá, Posto de Gasolina 14 Bis, Barn, Auto Posto Via Jardim, Clube Novo Vasquinho, Bar The Chery, Posto de Gasolina Petrolino, Atari, Bar Pantera Negra, Slainte, Bar Seis e Meia, John Bull, Posto Galileu e Via Pública.
fonte: Prefeitura de Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário