terça-feira, 17 de maio de 2011

Polícia Federal divulga lista de procurados na Operação Saúde


no Terra

A Polícia Federal em Passo Fundo, a 227 km de Porto Alegre, divulgou nesta terça-feira a lista dos seis procurados pela Operação Saúde, deflagrada ontem, cujos mandados de prisão ainda não foram cumpridos. Dentro os 64 mandados de prisão expedidos pela Justiça de Erechim, também no noroeste gaúcho, para sete Estados, 58 foram efetivados na segunda-feira. A ação também cumpriu os 70 mandados de busca e apreensão.
A PF pede que informações que possam levar ao paradeiro dos suspeitos sejam passadas pelo telefone (54) 3318-9051. São procurados: Gercílio Mendes da Silva e Marcos Sousa Ferreira, em Mato Grosso, Cassio Filipetto, Dalci Filipetto e Elio Sadi Amroginski, no Rio Grande do Sul, e Jailton Ataide de Lima, cuja localização não foi divulgada. Eles são investigados por desvio de verbas públicas destinadas para a compra de medicamentos do programa Farmácia Básica, em que são distribuídos para a população carente.
Dentre os investigados, 30 servidores públicos municipais já foram presos e três estão foragidos. Três ligados a empresas também estão entre os procurados, sendo que sua ocultação pode gerar um agravamento de suas situações perante à Justiça. Doze secretários municipais também são suspeitos. No Rio Grande do Sul, ocorreram 25 prisões (incluindo uma em flagrante por porte ilegal de arma); em Santa Catarina, três prisões; no Paraná, seis; no Mato Grosso do Sul, seis; no Mato Grosso, 18; e em Rondônia, uma.
Uma apuração inicial constatou a movimentação de R$ 40 milhões em 2009 e de R$ 70 milhões em 2010, apenas por um dos grupos criminosos investigados. Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude de licitações, formação de quadrilha, peculato e possível lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas, podem chegar a 45 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário