quinta-feira, 12 de maio de 2011

Copa 2014 - Curitiba cumpre cronograma de obras



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O cronograma de obras para a Copa do Mundo está sendo cumprido por Curitiba e pelo Paraná. Obras de desvio na avenida Comendador Franco (Av. das Torres) para concluir as obras da trincheira do binário Chile/Guabirotuba. Curitiba, 07/04/2011 Foto: Brunno Covello/SMCS
O cronograma de obras para a Copa do Mundo está sendo cumprido por Curitiba e pelo Paraná. O início das obras sob a responsabilidade da Prefeitura, Governo do Estado e do Clube Atlético Paranaense, bem como da Infraero, estão dentro do calendário previsto pela FIFA incluído no caderno de encargos da instituição. As informações foram apresentadas nesta terça-feira (11) no Seminário Copa 2014 no Paraná, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR).
O evento foi organizado pelo Conselho Regional de En­­ge­­nharia, Arquitetura e Agro­no­­mia do Paraná (Crea-PR), Con­­selho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Con­fea) e Sinduscon-PR.A apresentação das obras em Curitiba foi feita pela engenheira Susana Costa, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
O secretário municipal para a Copa de 2014, Luiz de Carvalho, destacou o empenho do prefeito Luciano Ducci na preparação da cidade. “Curitiba está quase pronta para receber a Copa do Mundo. O prefeito está conduzindo a administração de forma que nossa cidade esteja preparada para este grande evento", disse Carvalho. "Trabalhando dentro do que a lei e o orçamento nos permitem vamos partir para uma iniciativa mais arrojada para que o Brasil e Curitiba possam realizar uma das melhores Copas do Mundo já vistas”.
Acompanhamento - O evento, que lotou o auditório do Sinduscon em Curitiba, foi a sétima edição de encontros do Confea realizados nas cidades-sede da Copa do Mundo para tornar públicas as informações sobre o andamento das obras para o mundial.
O presidente do Sinduscon do Paraná, Normando Baú defendeu que o planejamento para a Copa do Mundo seja detalhado e compartilhado. “As obras vão melhorar a nossa cidade. Teremos um legado positivo que vai para além da construção de um estádio de futebol”, observou.
Segundo o presidente do Confea, Marco Tulio de Mello, as reuniões do conselho em todas as cidades-sede são para o acompanhamento dos processos e da execução das obras. “Fazemos as reuniões no formato de audiência pública para dar transparência à sociedade sobre o planejamento, a execução dos projetos e o processo licitatório.”
Cidade preparada - Mário Celso Cunha, secretário de Estado da Copa do Mundo, lembrou que, na última semana, a FIFA incluiu 12 locais em oito cidades do Paraná (Curitiba, São José dos Pinhais, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Paranavaí e Paranaguá) como potenciais sedes para centros de treinamento.
“Estamos rigorosamente em dia com o cronograma da FIFA, o governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci estão fortemente empenhados na realização da Copa", disse ele.
Segundo ele, é preciso evitar que se repitam previsões pessimistas, como as que marcaram a realização da Copa da África do Sul. "Temos que evitar o ‘linchamento’ que foi feito às vésperas da Copa da África. Os pessimistas diziam que os africanos não teriam condições de realizar a Copa. No fim, tudo foi feito, mas foi grande a perda causada por aqueles que espalharam notícias ruins mundo afora".
Mário Celso explicou que o "linchamento" fez com que 600 mil turistas deixassem de ir a Copa africana. Eram esperados 1 milhão de pessoas e foram 400 mil.
"Se ainda não há valores fechados em relação às obras e ao estádio, por exemplo, é porque estamos estudando isenções tributárias e acompanhando as atualizações do Caderno de Encargos da FIFA que são frequentes”, comentou Mário Celso.
Processo dinâmico – A mudança nos valores das obras, que ainda não estão completamente finalizados, se dá por conta das atualizações constantes no Caderno de Encargos da FIFA, que leva em conta as experiências dos países que já sediaram os jogos e dinâmica tecnológica, entre outros pontos.
O arquiteto responsável pelo projeto da Arena Multiuso que será a sede dos jogos em Curitiba, Carlos Arcos, destacou que o primeiro caderno de encargos distribuído pela FIFA logo após a escolha das sedes levava em conta a experiência da Copa da Alemanha de 2006.
“De lá para cá tivemos mais um mundial. Na semana passada recebemos um caderno que traz informações sobre a evolução da Tecnologia da Informação aplicada na Copa da África de 2010. São ajustes necessários", disse ele.
No que diz respeito à iluminação do campo, em 2007 a FIFA exigia 1.500 luzes. Hoje, são 3.500.,"Espera-se que a transmissão seja feita em 3D, o que exige mais iluminação. Estamos nos preparando para 2014 e a tecnologia avança dia a dia.Vamos construir o estádio mais econômico da Copa e esperamos que seja o melhor”, disse o arquiteto.
Obras - a engenheira Susana Costa, do Ippuc, apresentou o andamento das obras de Curitiba. Já está em curso a trincheira do binário Chile-Guabirotuba sob a Avenida das Torres, uma das obras que integra o corredor Aeroporto-Rodoferroviária. A obra, orçada em R$ 9,1 milhões, teve início em maio de 2010.
O presidente da Comec, Gil Polidoro, detalhou as obras sob a responsabilidade do Estado, entre elas o Corredor Metropolitano na PR 417 e BR 116 (para a integração das cidades de Colombo, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária); o Corredor Marechal Floriano, no trecho entre o Rio Iguaçu e o Aeroporto; o Corredor Avenida das Torres, do Rio Iguaçu ao Aeroporto e do Aeroporto ao Contorno Leste; e a Via Radial, da Rua da Pedreira ao Contorno Norte e da Avenida da Integração à Linha Verde.
Aeroporto - O superintendente da Infraero, Antonio Pallu, elencou as obras previstas para o Aeroporto Internacional Afonso Pena. Entre elas estão a ampliação e adequação do terminal de passageiros, nova pista para pousos e decolagens, ampliação do terminal de cargas, da área de estacionamento para veículos, do pátio de manobras para aeronaves e o recapeamento da pista principal.
Segundo Pallu, as obras do terminal de passageiros têm custo estimado de R$ 130 milhões e estão orçadas no PAC. A previsão para o início é junho de 2012 com término para dezembro de 2013.
“Hoje temos 45 mil metros quadrados de área que serão ampliados para 62 mil metros quadrados. São 30 balcões para check-in e quatro esteiras de bagagem. Teremos 64 balcões de check-in e sete esteiras de bagagem", observou Pallu. "Além disso, ampliaremos as pontes de embarque e desembarque das atuais seis para 14”.
Em 2010 passaram pelo Afonso Pena 5,7 milhões de passageiros. Para 2014 o aeroporto terá capacidade para atender a um movimento de 8,3 milhões de passageiros.

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