terça-feira, 24 de maio de 2011

Cursos para alunos com altas habilidades são ampliados



principal
Foto: DIVULGAÇÃO
Os 96 estudantes com altas habilidades da rede municipal contam com atendimento especializado nos cursos de arte e informática oferecidos no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação. São três novos cursos — Logo Fotografia, Artes Visuais e Aprofundamento Musical —, além dos que já eram oferecidos no ano passado — Robótica, Teatro e Iniciação Musical.
"A Prefeitura ampliou as ações educativas em busca da qualidade no atendimento a esses estudantes com altas habilidades e superdotação", diz a secretária Municipal da Educação, Liliane Sabbag.
Além da maior oferta de cursos, a secretaria também inaugurou a quarta sala de recursos para os alunos com altas habilidades. A sala oferece atividades no contraturno para que os alunos desenvolvam projetos na sua área de interesse e começará a funcionar nesta semana no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE) Maria do Carmo Pacheco, no bairro São Francisco.
A primeira sala de recursos da secretaria foi aberta em 2006, na Escola Papa João XXIII, e foi transferida em 2009 para o CMAE Maria Cândida Fankin Abrão, no Pinheirinho. Em 2010, foi aberta a segunda sala no mesmo CMAE e em outubro de 2010, o terceiro espaço, no CMAE Maria do Carmo Pacheco.
Qualidade - A rede municipal tem 96 alunos, de 6 a 14 anos de idade, diagnosticados como superdotados. Oferecer atividades de enriquecimento curricular para aproveitar as habilidades dessas crianças é uma proposta da Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais (Cane).
Todos os cursos são realizados com profissionais especializados na área e feitos em parceria com a Cane e os departamentos de Ensino Fundamental e de Tecnologia e Difusão Educacional.
No novo curso de Artes Visuais, chamado de "Cacos e Cacarecos Não, Obra de Arte na Minha Mão", os estudantes conhecem mais sobre a história da arte e despertam a criatividade montando objetos com a técnica de "assemblage". As aulas são às quintas-feiras, 8h às 11h30.
Nas aulas de iniciação musical, os alunos aprendem a ler partituras e tocar flauta doce com ritmo e afinação. As aulas são às segundas-feiras, das 8h30 às 10h, e das 14h às 15h30.
No curso de Aprofundamento Musical, eles aprendem a tocar teclado e violino. As aulas são às segundas-feiras, das 10h às 11h30, e das 15h30 às 16h30.
Os cursos de Robótica, Logo Fotografia e o de teatro (Criação em Criação, Pura Cena, Grande Encenação) já tiveram aulas neste ano e serão retomados no próximo semestre.
"Os cursos servem para trabalhar as habilidades específicas de cada aluno com altas habilidades, que são descobertos nas escolas por professores capacitados para identificar seus potenciais", explicou a responsável pelos projetos de altas habilidades/superdotação da Secretaria Municipal da Educação, Eliane Titon.
Para reconhecer as características dos alunos com potencial intelectual acima da média, professores e pedagogos da rede municipal participam, até junho, do curso de qualificação Altas Habilidades/Superdotação: Reconhecendo e Incluindo a Diversidade de Potenciais.
Segundo Eliane, entre as características dos alunos com altas habilidades estão o envolvimento com as tarefas escolares e conteúdos apresentados, a facilidade para aprender e para se expressar, o pensamento criativo e o interesse por artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário