quinta-feira, 12 de maio de 2011

Prefeitura faz obras de prevenção contra cheias


principal
Obras de limpeza do piscinão Concórdia na CIC, para prevenção de cheias. Curitiba, 10/05/2011 Foto: Brunno Covello/SMCS

A Prefeitura de Curitiba trabalha na região da Vila Concórdia, no bairro Cidade Industrial, para prevenção de cheias. As equipes estão retirando areia e barro da área de contenção de águas pluviais conhecida como piscinão Concórdia. A obra atende aos pedidos da comunidade para evitar transtornos ocasionados pelas chuvas excessivas.
“Estamos trabalhando em busca de uma melhor Curitiba para todos", diz o prefeito Luciano Ducci. "Acabar com os problemas de cheias é essencial para melhorar a qualidade de vida dos curitibanos”.
Uma máquina retroescavadeira hidráulica está no local para fazer a limpeza e aumentar em três mil metros cúbicos a capacidade de armazenamento de água na área. O piscinão fica entre as ruas Jornalista José Vicente Gonçalvez e Ilha Bela e beneficiará mais de 500 famílias que vivem na região da Vila Rose, Barigui e Concórdia.
A população que mora em áreas favorecidas pela obra está satisfeita com o trabalho da Prefeitura. Segundo o aposentado Jairo de Campos, 65 anos, que mora na região há 30 anos a comunidade tem muito a agradecer. “O prefeito sempre atende nossos pedidos, minha rua foi asfaltada há pouco tempo e agora temos esta obra para acabar com as cheias. Poderemos dormir tranqüilos, sem medo de a chuva entrar em nossa casa” disse Jairo.
O pedreiro João Costa Lopes, que estava observando a obra, disse que agora pode comprar móveis novos. Antes, ele tinha medo de a enchente estragar tudo. “Essa obra é muito importante para todos nós, quando chove demais temos prejuízos”, disse João.
Contra as enchentes - na área de drenagem, a Prefeitura está investindo, neste ano, R$ 12 milhões. São obras de recuperação de pontes ou de construção de passarelas, construção de novas galerias e manutenção na rede de drenagem.
Nos últimos seis anos, a Prefeitura investiu R$ 95 milhões em obras de drenagem. Foram instalados mais de 420 quilômetros de novas galerias na cidade. Também foi feita a limpeza de 170 quilômetros de rios e recolhidas mais de 1,4 mil toneladas de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário