quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prefeito Luciano Ducci abre curso para agentes comunitários e pediatras


principal
Prefeito Luciano Ducci, participa da abertura do 68º Curso Nestlé de Atualização em Pediatria, no Expo Uniemd. Curitiba, 17/05/2011 Foto: Joel Rocha/SMCS

O prefeito Luciano Ducci abriu nessa terça-feira (17), na Universidade Positivo, o curso de educação continuada para agentes comunitários, com foco atendimento a pessoas com deficiências. O curso marca as comemorações do Dia do Agente Comunitário, 17 de maio, e dos 12 anos de implantação do Programa Agentes Comunitários de Saúde (Pacs).
“Vocês já fazem parte da história do SUS (Sistema Único de Saúde) de Curitiba. Sabem quem são e onde mora cada curitibano e, assim, colaboram para nossa cidade ter a melhor saúde pública do Brasil”, disse o prefeito, referindo-se aos 1070 profissionais em atividade.
Os agentes comunitários são o braço das unidades de saúde entre as comunidades. Participam dos atendimentos domiciliares prestados pelas equipes de Saúde da Família e, a partir das unidades básicas, complementam o trabalho ambulatorial e atualizam os serviços de saúde sobre o estado e as demandas dos seus pacientes.
É o que faz, há 12 anos, Maria de Fátima da Cruz, da Unidade Santa Quitéria I. “Sou da primeira turma de agentes e gosto muito do que faço”, contou, pouco antes do início do curso de educação continuada sobre o atendimento de pessoas com deficiências. Os agentes comunitários participaram do curso divididos em dois grupos, um pela manhã e outro à tarde.
Também participaram da comemoração os secretários municipais Eliane Chomatas (da Saúde) e Irajá Vaz (Direitos da Pessoa com Deficiência); a superintendente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria de Lourdes San Roman; o representante do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) Fernando Tissot; a presidente da Associação dos ACS, Ana Maria Inácio Lúcio; e o vereador Jair Cézar.
Pediatria – O prefeito Luciano Ducci prestigiou também nesta terça-feira a abertura do 68º Curso Nestlé de Atualização em Pediatria, que reunirá até a próxima sexta-feira (20), no Expo Unimed, cerca de 4 mil pediatras brasileiros. O último evento realizado na cidade aconteceu nos anos 70. Agora, coincide com os 100 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria e os 90 anos de instalação da Nestlé no Brasil.
“É um privilégio poder dar as boas vindas a todos vocês como prefeito, pediatra e sanitarista”, disse Luciano, que é pediatra com área de atuação em Pneumologia e médico de carreira do quadro da Secretaria Municipal da Saúde.
O evento contou com a participação dos presidentes das Sociedades de Pediatria do Brasil, Eduardo Vaz, e do Paraná, Darci Boneto; do vice-presidente da Nestlé, Fausto Costa; do presidente da Academia Brasileira de Pediatria, Fernando Nóbrega; da secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas; além de representantes do Conselho Regional de Medicina, Associação Médica do Paraná e Universidade Federal do Paraná.
O prefeito Luciano Ducci lembrou que cada investimento feito na cidade tem impacto sobre a saúde infantil. “Além do Mãe Curitibana (programa de atenção materno-infantil), que nos garante os menores indicadores de mortalidade infantil e de transmissão vertical do HIV, entre tantas outras conquistas, não podemos esquecer que áreas verdes bem cuidadas, boas creches e escolas, além de habitação digna repercutem profundamente na qualidade do desenvolvimento dos nossos pequenos pacientes”, observou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário