quarta-feira, 30 de junho de 2010

Aécio participou de reunião entre Serra e DEM para definir vice

MARCELA ROCHA
Direto de Brasília no Terra

Na madrugada desta quarta-feira (30), as cúpulas do DEM e do PSDB se reuniram novamente em São Paulo para negociar o nome do vice do candidato José Serra (PSDB) na corrida ao Palácio do Planalto. Numa reunião que se estendeu até às 6h, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), discutiram o assunto com Serra e o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, convidado a participar do encontro.

O mineiro era o favorito do DEM para assumir a vaga de vice de Serra. No entanto, Aécio enterrou essa possibilidade ao definir sua candidatura ao Senado por Minas. Fontes que confirmam a presença de Aécio na reunião fazem questão de ressalvar que não existe possibilidade de se voltar a discutir o nome do ex-governador mineiro para a vaga de vice. Ele foi chamado, afirmam, na condição de líder tucano importante e respeitado pelo DEM.

Os representantes do DEM deixaram uma reunião em Brasília e seguiram para São Paulo no início da madrugada. Na capital federal, líderes da legenda já davam como certo o afastamento de Alvaro da vice-presidência, tendo em vista que a candidatura de seu irmão, o também senador Osmar Dias (PDT), foi confirmada por ele próprio através de uma ligação.

O DEM voltou a defender o nome da ex-vice-governadora do Pará Valéria Pires para ocupar o posto. Entre os tucanos, fala-se novamente na senadora Marisa Serrano e no deputado Gustavo Fruet.

Com Alvaro Dias como vice, o PSDB alcançaria seu objetivo de formar uma chapa puro-sangue. Segundo tucanos, a tendência do DEM era de aceitar o nome de Alvaro Dias. No entanto, desistiram após a ligação de Osmar, explicando que o presidente de sua sigla e ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o convenceu a disputar o palácio paranaense.

As agremiações passaram dois dias consecutivos fazendo longas reuniões, que contaram, inclusive, com a presença de Serra e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Os partidos retomaram o diálogo e, segundo o senador Agripino Maia, voltaram à estaca zero.

A crise entre DEM e PSDB foi desencadeada pelo anúncio de que Alvaro Dias era o nome indicado pela cúpula tucana para ser vice de Serra. O DEM se sentia no direito de ficar com a vaga e não gostou de ter recebido a notícia pelo Twitter de Roberto Jefferson, presidente do PTB, que, na última sexta-feira (25), fez uma série de ofensas ao ex-PFL na sua página do microblog, depois de iniciada a reação dos democratas.

Segundo afirmou o deputado ACM Neto(DEM-BA), na manhã desta quarta, Serra, Kassab e Maia devem se reunir novamente para acertar os últimos detalhes, antes de chegar à Brasília para homologar o vice na convenção do DEM, que acaba de ser suspensa, à espera das lideranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário