sexta-feira, 25 de junho de 2010

Antidrogas dá recado aos jovens com atividades na praça Rui Barbosa


O secretário Antidrogas Municipal, Nazir Abdalla Chain, foi à praça Rui Barbosa nesta quinta-feira (24) para coordenar as ações da Semana Antidrogas de Curitiba na Regional Matriz. Cerca de sete mil pessoas eram esperadas para as atividades na praça. O público jovem é o alvo da Semana Antidrogas, que começou na segunda (21) e vai até domingo (27).

"Quanto mais informações oferecermos para as crianças e os adolescentes, maior a chance de eles ficarem longe do uso de substâncias entorpecentes e da violência e de se tornarem multiplicadores dessa mensagem do bem. Os jovens são o futuro e a prevenção é nossa estratégia para termos uma sociedade melhor", afirmou Chain.

Em sua segunda edição, a Semana Antidrogas tem o tema "Marque um Gol, Dê um Chute nas Drogas", em alusão à Copa do Mundo. "Estamos na praça oferecendo atividades educativas, trazendo para a sociedade as ações da Secretaria Antidrogas e vestindo uma camiseta verde-amarela com a frase 'fui escalado para a seleção da vida'. Espero que todos adotem essa frase e que possamos ajudar um grande número de pessoas", disse Chain.

O atendimento na Rui Barbosa contou com orientações de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que atuam nos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e em outros órgão da Prefeitura. No ano passado, cinco dependentes foram encaminhados para tratamento depois de procurarem o atendimento oferecido na praça.
"A população ainda está acanhada, tem vergonha de ir atrás de informação sobre drogas. Portanto, é importante estarmos aqui fazendo esse tipo de abordagem informal. Um tratamento às vezes começa quando oferecemos esse tipo de oportunidade para o dependente", disse Chain.

Estudantes - a manhã começou com o teatro de fantoches da Guarda Municipal e uma palestra do programa Papo Legal para estudantes do Colégio São José, no auditório da Rua da Cidadania da Matriz.

Na plateia, Lucas Gomes de Lima, de 14 anos, aluno do primeiro ano do ensino médio, contou que já perdeu amigos para as drogas. "Infelizmente não falo mais com esses meus amigos, pois eles se afastaram", contou Lucas. "Esse tipo de orientação é importante para que os jovens tenham consciência, mantenham-se longe do caminho errado das drogas e para que a gente possa ter amigos para sempre".

Em seguida, crianças e adolescentes puderam acompanhar as demonstrações lúdicas de Rayska, Shakira e Luke, cães farejadores de drogas do projeto Cão Amigo.

O ônibus do programa Caravana do Bem também foi levado à praça. O veículo foi todo adaptado para a realização do programa, que oferece oficinas culturais para jovens nas áreas mais violentas da cidade.

Como atividade recreativa, jogos de mesa. A menina Vitoria Sandri Marques, de nove anos, divertiu-se com o amiguinho Bruno de Souza Rodrigues, de sete anos, em partidas de trilha.

Os colegas de trabalho Osmailton Aparecido da Silva e Aline Aparecida de Lima Moraes, ambos de 16 anos, aprovaram a iniciativa. "É divertido vir até aqui jogar e também um incentivo para os adolescentes ficarem longe das drogas", disse Aline.

A programação na praça Rui Barbosa teve a participação das secretarias municipais da Saúde, da Educação, do Abastecimento e da Fundação de Ação Social.

Fim de semana - Amanhã (25), a programação da Semana Antidrogas será realizada somente à noite, na Escola Maria Marli Piovezan, na Regional Cajuru, das 21h às 24h

Para o sábado (26) está programada a Caminhada Antidrogas, com saída do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques, no Centro, às 9h30. Os participantes vestirão camisetas verde-amarelas para percorrer o trecho que vai da praça até Bondinho da rua XV de Novembro.

A caminhada terá a participação do Governo do Paraná, assim como o Domingo no Parque, que encerrará a Semana Antidrogas de Curitiba no dia 27, das 13h às 17h, no Barigui. Estão programadas atividades esportivas, culturais e de lazer para toda a família, além de barracas com banners e distribuição de material informativo.

Data - A Semana Antidrogas de Curitiba tem ações nas noves regionais e marca as celebrações pelo Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, 26 de junho. A proposta é mostrar como a Prefeitura trabalha de forma preventiva no combate à violência causada pelo uso e tráfico de substâncias psicoativas.

O Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas foi criado em 1987, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta data, é apresentado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas sobre consumo, produção e tráfico em todo o mundo.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ANTIDROGAS

SEXTA-FEIRA (25)
Regional Cajuru - Caravana do Bem na Escola Maria Marli Piovezan (Rua Velcy Bolivar Grando, 155, Uberaba), das 21h às 24h

SÁBADO
Às 9h30 - Caminhada Antidrogas. Saída do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques

DOMINGO
Das 13h às 17h - Domingo no Parque, no parque Barigui

Nenhum comentário:

Postar um comentário