terça-feira, 29 de junho de 2010

Berlusconi causa saia justa ao afirmar que Lula volta a governar em 2015

GIULIANA VALLONE
DE SÃO PAULO na Folha.com

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, causou uma saia justa nesta terça-feira, em visita ao Brasil, ao afirmar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá voltar a governar o país em 2015.

"O presidente Lula tem 62 anos. Agora, ele vai descansar quatro anos, obrigatoriamente. Dali a quatro anos, vai poder trabalhar por mais oito anos pelo bem do Brasil. E chegar à idade de 74 anos jovem, cheio de energia, como eu", disse ele durante discurso em evento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Em seguida, no entanto, durante uma coletiva, Lula descartou a possibilidade. Ele afirmou não ter conversado com Berlusconi sobre o assunto e reiterou que todo presidente eleito merece uma chance de reeleição.

"Quando você tem um político mau-caráter, ele elege ou uma pessoa muito fraca ou prefere que a oposição ganhe para que ele volte dali a quatro anos. Eu estou elegendo uma pessoa [Dilma Rousseff] que eu considero o que eu tenho de melhor. E portanto ela tem direito de pleitear o segundo mandato, como prevê a Constituição brasileira. E eu me contentarei em ser cabo eleitoral pela segunda vez", afirmou.

ONU

O petista também negou a intenção de assumir um cargo na ONU (Organizações das Nações Unidas) após deixar a Presidência.

Segundo ele, essa interpretação é um equivoco muito grande do diário britânico "The Times". "É importante que vocês tenham claro que na minha cabeça um cargo como a ONU não pode ser exercido por um político que tenha tanta importância frente aos outros políticos", disse, citando que o secretário-geral do órgão é subordinado aos países que o compõem.

Em março, o diário informou que Lula estaria considerando a possibilidade de suceder Ban Ki-moon no cargo de secretário-geral da ONU.

"Imagine se amanhã um presidente americano vira secretário-geral da ONU? Não é possível. É por isso que eu defendo que nesses casos tenha um bom burocrata no cargo", disse.

Lula e Berlusconi se reuniram durante o seminário "Brasil-Itália: Novas Parcerias Estratégicas", em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário