segunda-feira, 28 de junho de 2010

Aloprados do PT teriam municiado a revista Veja contra Pessuti

no Blog do Fábio Campana

O ex-governador Roberto Requião, que tem reputação de maquiavélico, levou a fama, mas existem indícios que o dossiê encaminhado a revista Veja com a denúncia que o governador Orlando Pessuti e sua mulher, Regina Fisher Pessuti, são fantasmas da Assembléia Legislativa do Paraná e que o governador está envolvido no “escândalo dos gafanhotos”, teve origem no PT. Além da tradição de operar dossiês o PT tem acesso total aos bastidores da Assembléia, onde o partido tem deputados e ocupa cargos importantes. Fulminar a candidatura de Pessuti se tornou um interesse estratégico do PT nas últimas semanas.

Há algum tempo os petistas se mobilizam para enquadrar o governador Orlando Pessuti e moderar seu apetite por compensações para abrir mão da candidatura ao governo em favor de Osmar Dias, do PDT, além de limitar suas exigências políticas para levar o PMDB a se aliar ao PT. Apesar de exibir, em público, um ar cordato e bonachão, Pessuti revelou ser um negociador duro e pouco flexível nos bastidores. Nos últimos tempos a análise no PT era que o principal criador de casos para dificultar a aliança deixou de ser Osmar Dias e passou a ser Pessuti. A idéia de dar um tiro capaz de abalar a candidatura de Pessuti e assim fragilizar suas pretensões começou a ganhar corpo.

A irritação do PT com a movimentação de Pessuti, que começou a jogar pesado para obter compensações pela desistência, fica evidente em manifestações recentes de petistas, como o deputado André Vargas, que desabafou em seu twitter: “Osmar e Pessuti querem armar para tirar Gleisi do Senado. Vamos de Nedson Micheleti”. Em outra demonstração de impaciência com o governador, o deputado revela, também no twitter, que o principal obstáculo para aliança é o governador, não Osmar Dias. “Estive na reunião da Bancada do PMDB com Osmar. Ele é candidato desde que Pessuti restabeleça o combinado nacionalmente. Hora de desprendimento”. Embora menos estridente, a irritação de Paulo Bernardo com Pessuti não é menor. O ministro avalia que todo o investimento na candidatura de Gleisi ao Senado pode se perder se Pessuti criar obstáculos para aliança e Osmar partir para a reeleição.

É improvável que a fonte da denúncia publicada na Veja tenha sido o ex-governador Roberto Requião. A denúncia sobre o envolvimento de Pessuti no “escândalo dos gafanhotos” da Assembléia, que faz parte do dossiê encaminhado a revista Veja, respinga feio no próprio Requião. Embora Pessuti esteja envolvido no caso dos gafanhotos, a origem do escândalo foi uma denúncia sobre uma empregada doméstica da casa de Requião, Elza Chrispim Calixto, que era paga pela Assembléia. A avaliação que se faz é que dificilmente Requião iria mexer num vespeiro desses pouco antes de se lançar numa campanha eleitoral que pode vir a ser bem complicada e difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário