segunda-feira, 21 de março de 2011

Dilma promete investimento de R$ 4,5 bi na saúde da mulher


no Terra
A presidente Dilma Rousseff falou na manhã desta segunda-feira, em seu programa de rádio Café com a Presidenta, sobre o lançamento do Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Colo do Útero, amanhã, em Manaus. "Não me canso de repetir: sei, por experiência própria, que o câncer tem maior chance de cura quando é tratado no início. E é para isso que o meu governo está trabalhando. Queremos que toda mulher tenha oportunidade de se cuidar, fazendo a prevenção bem feita", disse Dilma, que teve um linfoma diagnosticado e tratado no ano passado. Segundo ela, o investimento no programa será de R$ 4,5 bilhões.
"E se a doença, mesmo assim aparecer, queremos que toda mulher possa fazer o melhor tratamento possível, no tempo certo e com qualidade", acrescentou. Segundo ela, em Manaus, será anunciada "uma série de ações para ampliar e dar mais qualidade aos serviços de prevenção, de diagnóstico e de tratamento do câncer de mama e do câncer do colo do útero, doenças que atingem muito as brasileiras" e devem "ser vistas com atenção redobrada".
Dilma disse que "vão ser implantados 20 novos centros especializados no diagnóstico e no tratamento da fase inicial do câncer do colo do útero nos estados do Norte e do Nordeste" e explicou que, "dessa forma, as mulheres vão ter mais acesso ao tratamento e mais perto de casa". Também afirmou que o governo promoverá a "instalação de novos 50 centros para confirmação do diagnóstico com biópsia, quando necessário, começando pelos Estados onde há menos oferta desse tipo de serviço especializado"; a criação "de 32 novos serviços especializados para radioterapia e quimioterapia e atualizar os equipamentos de 48 serviços em todo o Brasil".
A presidente assegurou que o governo vai "garantir exames preventivos e de boa qualidade para todas as mulheres entre 25 e 59 anos", faixa etária mais atingida pelas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário