domingo, 27 de março de 2011

Luciano Ducci lança o maior ônibus do mundo


principal

O prefeito Luciano Ducci lançou neste domingo (27) o novo modelo de ônibus biarticulado. De cor azul, movido a óleo à base de soja e com 28 metros, é o maior ônibus do mundo em comprimento. O governador Beto Richa participou do lançamento, no Parque Barigui.
"É um ônibus moderno, confortável e ecológico, garantindo mais qualidade no transporte público para o cidadão curitibano", disse Luciano Ducci. "Neste mês, estamos entregando 97 novos ônibus para renovar a frota. Ainda neste ano, a cidade vai ganhar 554 ônibus zero quilômetro, o que significará uma renovação de 29% da frota operante da Rede Integrada de Transporte."
Depois do lançamento do ônibus, prefeito e governador cortaram e distribuíram à população o bolo gigante comemorativo ao aniversário da capital, que completará 318 anos nesta terça-feira (29). "Curitiba está de parabéns, pelo aniversário, pelas obras que a Prefeitura está entregando e por este novo e maravilhoso maior ônibus do mundo", disse Beto Richa, ao lado da secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. A presidente da Fundação de Ação Social, Marry Ducci, também participou do evento.
Os novos ônibus azuis farão as linhas Pinheirinho-Carlos Gomes, na Linha Verde, e Ligeirão Boqueirão, na Marechal Floriano. Juntos, transportam cerca de 50 mil passageiros por dia. São 9 ônibus azuis que entram em operação nesta semana. Ainda neste semestre, Curitiba terá um total de 24 ônibus deste modelo, com 28 metros de comprimento. A capacidade do ônibus azul é de 250 passageiros.
Produzidos pela Volvo, com carroceria Neobus, os novos ônibus azuis têm vidros com película fumê, exaustores e ventiladores para manter a temperatura interna mais amena, bancos ergonômicos com estofados; sinal luminoso para indicar a abertura das portas, o que beneficia especialmente pessoas com dificuldade de audição, e plaquetas em braille indicando o nome da linha colocadas nos braços e encostos dos bancos reservados a portadores de deficiência, idosos e gestantes.
O projeto, tecnicamente conhecido como B 100 (100% Biocombustível), foi implantado em caráter experimental em agosto de 2009, com seis ônibus da Linha Verde, o que significou uma redução de 50% de emissão de fumaça. A partir de agora todos os Ligeirões rodam exclusivamente com combustível de soja.
As viagens do Ligeirão são mais rápidas. Com o desalinhamento de estações-tubo, a Prefeitura conseguiu espaço para criar pontos de ultrapassagem, o que permite manter a linha com parada em todas as estações tubo, e implantar o Ligeirão, com paradas apenas nos terminais e um reduzido número de estações.
O Ligeirão Boqueirão, por exemplo, faz apenas três paradas – nos terminais, Hauer, Carmo e na Estação UTFPR – enquanto o expresso convencional faz 16 paradas, aí descontados os pontos de chegada e saída (Terminal Boqueirão e Praça Carlos Gomes).
População aprova o novo Ligeirão
Surpresos com o tamanho e novo design do Ligeirão Azul, os curitibanos que participaram da festa da cidade no Parque Barigui, comemoraram a chegada do novo ônibus. Dona de casa, 51 anos, Nilza Marcondes fez questão de entrar no ônibus e observar detalhes. "É bonito mesmo", disse ao desembarcar. "Acho que todo mundo vai querer usar esse ônibus. Com certeza vai melhorar ainda mais o transporte", disse.
Mario Scziduski, aposentado, conta que foi ao Barigui com a mulher, Maria Aparecida e três filhos adolescentes para comemorar o aniversário da cidade com o prefeito Luciano Ducci e para conhecer o Ligeirão. "Festa de aniversário se comemora em família", afirma, aplaudindo os investimentos que vêm sendo feitos na área do transporte. "É o que o povo mais precisa", afirmou Aparecida.
O estudante do curso de Design da Unidade Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (UTFPR), Thiago Barbosa Crespo, comemorou duplamente a chegada do novo ligeirão. Ele usa a linha Ligeirão Boqueirão que já considera excelente. "Agora vai ficar melhor ainda", afirma. Thiago conta que pela manhã, no horário de pico, faz o trajeto, do Hauer à UTFPR em apenas 12 minutos. "É excelente, não tem nem o que discutir".
O outro motivo de comemoração para Thiago foi o design do novo ônibus. "Quero me especializar nesta área e a possibilidade de ver os dois ônibus juntos, o primeiro Expresso (de 1974) e este ônibus totalmente diferente, vale um estudo", disse, enquanto tentava tirar uma foto sem que alguém estivesse na frente do novo ônibus, algo impossível durante um bom tempo.
Quando o prefeito Luciano Ducci descerrou a embalagem que cobria o ônibus, milhares de celulares, câmeras fotográficas foram acionados mostrando a boa impressão causada pelo ônibus. Um motivo a mais, ouvia-se em meio a multidão, para cantar parabéns a Curitiba.
 
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário