sábado, 26 de março de 2011

Rally da Inclusão reuniu 90 carros, 500 participantes e muita animação


principal

O prefeito Luciano Ducci deu a largada na manhã deste sábado (26) ao 3° Rally da Inclusão de Curitiba, no parque Barigui, como parte das comemorações dos 318 anos da cidade. Largaram 90 jeeps, levando entre os participantes 117 pessoas com deficiência. “Esta é uma bela festa, é muito emocionante ver a alegria no rosto de todos esses jovens, crianças e voluntários. É uma prova em que todos saem vitoriosos”, disse o prefeito. 
A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, acompanhou o rally em um dos jeeps. “Queremos mostrar, por meio de atividades como o Rally da Inclusão, que é possível superar dificuldades, apesar das limitações que cada pessoa possa ter", disse Marry. A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, acompanhou a chegada da prova.
O percurso do rally, de 40 quilômetros, seguiu por várias trilhas em áreas rurais de Curitiba e da Região Metropolitana. Ao todo, 500 pessoas participaram da prova. O rally é uma promoção da Prefeitura, por meio da FAS, em parceria com o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), a Universidade Livre para a Eficiência Humana e o Jeep Clube de Curitiba.
“Se não fossem por ações como essa, muitas das pessoas com deficiência que estão aqui hoje jamais teriam a oportunidade de entrar num jipe e participar de uma prova de rally”, afirmou o secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz, que também participou da prova.
A chegada do rally também foi no parque Barigui, com um lanche de confraternização. A Banda Lyra animou o evento. “O rally demonstra como podemos promover cidadania doando um pouco de nós e de nossa boa vontade, para fazermos deste mundo um lugar mais justo para todos”, afirmou a presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira, que participou da prova.
Vitor Rodrigues, 21 anos, participou pela segunda vez do rally. “’É muito legal passar por aquelas estradas”, disse. Viviana Montoya, 18 anos, foi a piloto de Vitor, acompanhada do pai dela. “’É a primeira vez que faço trilha de carro, e por isso estou muito animada”, contou.  
“Estamos compartilhando as emoções desta aventura com as pessoas com deficiências, mostrando para toda sociedade suas potencialidades e a possibilidade de serem incluídas em atividades que teoricamente não tenham acesso”, disse o vice-presidente do Jeep Clube de Curitiba, Alan Luiz Chimentão.
Também são parceiros do evento a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Acompanharam a largada do rally o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e o vereador Zé Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário