quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Hepatite: Campanha de prevenção no jogo Coritiba x Palmeiras



Uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde vai entrar em campo com os times do Coritiba e do Palmeiras nesta quarta-feira (3), às 21h30, no estádio Couto Pereira. O objetivo é aproveitar a partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2011 para reforçar o alerta sobre a prevenção e o diagnóstico precoce das hepatites B e C. Para isso, será exibida uma faixa mencionando os cuidados necessários contra essas doenças, que também serão tema de uma mensagem de voz veiculada no intervalo do jogo.
Segundo a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm, a partida é uma oportunidade especial não somente de chamar a atenção dos torcedores. “Queremos que todos os que pertencem à faixa etária e aos segmentos priorizados pelo Ministério da Saúde para imunização contra a hepatite B tomem as três doses da vacina e que procurem as unidades de saúde, para fazer o exame de sangue rápido e grátis que detecta a doença, quem se expôs a alguma situação de risco”, explica.
O compartilhamento de instrumentos e utensílios com resíduos de sangue contaminado pelos vírus das hepatites – como escovas de dentes, aparelhos de barbear e depilar e itens de manicure – é uma das fontes de risco. Também devem ser evitadas as relações sexuais sem o uso de camisinha. Situações como essas funcionam como porta de entrada para as hepatites, que em muitos casos evoluem sem apresentar sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário