No total, 42 mil bicicletas seriam distribuídas para crianças de 6 a 14 anos que participam de um projeto em uma fundação mantida pelo Estado. A entrega está suspensa desde o dia 14. A distribuição de brindes pela administração é proibida em ano eleitoral e configura abuso de poder político e econômico. O candidato fica sujeito à cassação.
Segundo o advogado do PTN, Juvenal Klayber, as bicicletas eram entregues em eventos com discursos enaltecendo o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), pré-candidato à reeleição.
A Folha teve acesso a um vídeo da cerimônia em Natividade (a 230 km de Palmas). No palco, o presidente da Câmara Municipal, Itamar Borges (DEM), declara que está "com o candidato Gaguim" e o prefeito, Joaquim do Posto (PV), pede que a população ajude o governador. O TRE deve julgar nesta semana se o processo é procedente. Gaguim pode ter o diploma cassado.
O governo negou, em nota, o caráter eleitoral da distribuição das bicicletas e disse que elas são necessárias, já que algumas crianças têm que caminhar até 22 quilômetros para participar das atividades. Segundo a nota, as bicicletas foram doadas por empresas ao governo.
Joaquim do Posto negou que tenha pedido votos para Gaguim. Borges não foi encontrado pela reportagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário