terça-feira, 26 de outubro de 2010

Aumento das importações preocupa indústria



O Estado de S.Paulo
Embora prestes a bater recorde de vendas, com 3,4 milhões de veículos vendidos neste ano e projeção de ultrapassar 3,6 milhões de unidades em 2011, a indústria automobilística brasileira segue preocupada com a questão cambial, que, segundo executivos, tem tirado a competitividade do produto nacional nas exportações e facilitado a entrada de importados. "Acendeu a luz amarela", diz o presidente da Fiat, Cledorvino Belini, que também preside a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Segundo ele, em cinco anos as exportações de carros caíram 30%, enquanto as importações "cresceram seis vezes". Os carros importados já respondem por 18% das vendas internas. A preocupação recai principalmente sobre os coreanos, que contam com uma política de câmbio favorável no país de origem.
Só a Hyundai ampliou suas vendas no mercado brasileiro de 1,5 mil unidades em 2005 para mais de 100 mil este ano. Até 2013, a marca coreana pretende atingir vendas de 300 mil unidades.
Belini diz ser contrário a medidas de restrição à importação que, segundo algumas fontes do governo, estariam em estudo. Ele defende ações que aumentem a competitividade do produto nacional, como um câmbio menos valorizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário