terça-feira, 26 de outubro de 2010

Deputado do Pará diz que Ana Júlia cometeu abuso de poder


JOÃO CARLOS MAGALHÃES na Folha de São Paulo


Um deputado estadual do Pará entrou hoje com uma representação para que o Ministério Público Eleitoral investigue a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa (PT), que tenta a reeleição, por suposto abuso de poder.

Parsifal Pontes (PMDB), que apoia o rival da governadora neste segundo turno, Simão Jatene (PSDB), usa como prova do suposto abuso de poder o áudio gravado em uma reunião feita por Ana Júlia com taxistas de Belém (PA), no último dia 19.

De acordo com o áudio postado no blog do deputado, a governadora pede aos taxistas que coloquem em seus carros adereços de sua campanha --"estrela, qualquer coisa vermelha".
Ela é interrompida por alguém da plateia, aparentemente reclamando que fiscais de trânsito têm retirado esses adereços.
Como resposta, a candidata diz: "Não tem que mandar tirar nada, tá? A CTBel [companhia de trânsito de Belém] não vai mandar tirar nada".
"Eu vou telefonar para a dra. Ellen Margareth [superintendente da companhia de trânsito], para o prefeito [Duciomar Costa, do PTB, seu aliado]. Não vai mandar tirar nada."
De acordo com a representação do deputado, "é vedada a propaganda eleitoral em transportes públicos".
"Portanto, quando a governadora requisita tal tipo de propaganda [...] e, fato mais grave, garante aos mesmos que eles poderão cometer o ato, [...] está cometendo crime de abuso de poder."


OUTRO LADO
A assessoria da campanha afirmou que a coligação da governadora ainda não foi notificada da possível investigação. Quando receber notificação, afirmou, pedirá uma perícia da gravação.
Segundo a assessoria, hoje foram revistas todas as gravações feitas no dia da reunião com os taxistas e o suposto áudio não foi encontrado. Há indícios de montagem, afirmou a assessoria.
Ana Júlia não cometeu nenhum tipo de abuso de poder, disse a assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário