quarta-feira, 27 de outubro de 2010

TSE nega direito a Dilma de responder sobre José Dirceu



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE)negou pedido de resposta requisitado pela coligação "Para o Brasil seguir mudando", da presidenciável Dilma Rousseff (PT), contra propaganda veiculada pela campanha do adversário José Serra (PSDB) ligando à petista ao ex-deputado federal José Dirceu (PT).
O ministro Joelson Dias, do TSE, julgou improcedente a requisição que questionava o programa eleitoral de rádio do tucano veiculado no sábado (23), alegando que a mensagem transmitida era "sabidamente inverídica" e "macula a honradez das requerentes".
O trecho colocado em prova relacionava Dilma a José Dirceu: "eu tenho muita pena de quem não percebeu que votar na Dilma é votar no Zé Dirceu", dizia a mensagem.
Para o ministro, contudo, a acusação da coligação pró-Dilma não era válida. "Analisada a mensagem veiculada em seu inteiro teor, e não apenas segundo o trecho destacado na inicial, tenho que se revela demasiadamente ampla a interpretação das representantes, de que a propaganda eleitoral estaria a veicular 'fato sabidamente inverídico', ao afirmar que 'votar na Dilma é votar no Zé Dirceu'", justificou.
Segundo ele, a propaganda eleitoral cogitava apenas o vínculo político que a petista possui, "limitando-se, portanto, a abordar fato notório, atual, amplamente explorado pela imprensa", caracterizando o trecho como uma crítica política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário