domingo, 31 de outubro de 2010

Serra confirma favoritismo no Japão



Comprecimento às urnas foi maior que no primeiro turno e Serra foi o mais votado novamente

Japão , Tokyo / Marcello Sudoh/IPC

O candidato do PSDB José Serra confirmou seu favoritismo entre os brasileiros residentes no Japão obtendo cerca de 70% dos votos válidos no segundo turno das eleições para a presidência da república.
Apurados e divulgados os votos de Tokyo, Nagano, Aichi, Shizuoka, Toyama, Gunma, Ibaraki e Mie, José Serra obteve 4.495 votos contra cerca de 1.638 de Dilma Roussef (PT). Os votos em branco somaram 190 e nulos cerca de 120, totalizando pouco mais de 6.470 votantes.
Se comparado ao resultado de primeiro turno, Serra recebeu cerca de 1.200 votos a mais e Dilma perdeu quase 300, contrariando a tendência de voto no Brasil. Outro fato importante foi um comparecimento maior do eleitorado às urnas que no primeiro turno.
O vice-ministro parlamentar das Relações Exteriores, Ikuo Yamahana, esteve visitando as seções de votação no consulado do Brasil, em Tokyo, acompanhado do embaixador do Brasil, Luiz Augusto Castro Neves.
Yamahana perguntou sobre o processo de votação eletrônica e quem eram os brasileiros que trabalhavam nas mesas de votação, atendendo os eleitores. O embaixador Castro Neves explicou como acontecia o voto eletrônico e disse que os mesários viviam no Japão e eram convocados pela Justiça Eleitoral brasileira para o atendimento aos eleitores.
O parlamentar japonês ficou impressionado ao saber que a eleição presidencial por urnas eletrônicas no Japão acontece desde 2002.
Para saber como fazer a justificativa à justiça eleitoral consulte os links à direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário