domingo, 31 de outubro de 2010

Se vencer nos Estados onde lidera a disputa, oposição governará metade dos eleitores




SILVIO NAVARRO na Folha.com

Se os resultados das últimas rodadas de pesquisas se confirmarem nas urnas, os dois principais partidos de oposição no plano federal --PSDB e DEM-- administrarão 52,2% do eleitorado do país a partir de janeiro.
De acordo com os levantamentos, dos nove locais (oito Estados e o DF) onde as disputas serão resolvidas no segundo turno, apenas no Amapá foi registrada virada.
Lá, Camilo Capiberibe (PSB) ultrapassou Lucas Barreto (PTB) na fase final.

Segundo as pesquisas, as disputas mais acirradas seguem em Goiás e Alagoas. Em ambos Estados, o cenário é de empate técnico.
Em Goiás, Marconi Perillo (PSDB) tem vantagem numérica sobre Iris Rezende (PMDB), dentro da margem de erro. Em Alagoas, a leve dianteira é do atual governador Teotônio Vilela (PSDB) contra Ronaldo Lessa (PDT).
No melhor cenário para os tucanos, o partido terminaria como o campeão em eleitorado governado: 64,2 milhões de eleitores --47,3% do total.
Ainda que ocorram viradas em Goiás e Alagoas, o patrimônio tucano não terá alterações significativas em razão das vitórias no primeiro turno nos dois maiores colégios eleitorais do país, São Paulo e Minas, e no Paraná.
CRESCIMENTO
Os tucanos tendem a crescer em comparação a 2006, quando conquistaram 43% do eleitorado.
A fatia da oposição ainda aumenta se somada as vitórias no turno inicial do DEM (4,9%): Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
De acordo com as pesquisas, quem deve encolher é o PMDB, que governará para 15,3% do eleitorado, ante 22,8% em 2006. A baixa se explica pelo fim da gestão de Roberto Requião no Paraná --5,5% do país.
O PT deve fechar a eleição com tamanho similar ao do PMDB: 15,7%. O percentual representa crescimento discreto em relação a 2006 (13,5%), alavancado pela vitória de Tarso Genro no Rio Grande do Sul.
Esse número pode ser melhor se a governadora Ana Júlia virar a eleição no Pará contra Simão Jatene (PSDB).
Proporcionalmente, quem também pode crescer em comparação a 2006 é o PSB --de 10,5% para 14,8%.
A sigla concentra força na região Nordeste, onde poderá controlar até quatro Estados: Piauí e Paraíba, com disputas ainda em aberto, e Pernambuco e Ceará, já conquistados. O PSB ainda concorre no Amapá e venceu no Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário