sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Curitiba = Semana do Trânsito terá abordagens, blitz e palestras



A Semana Nacional de Trânsito, que em Curitiba foi aberta na quarta-feira (14) com a realização do 1º Fórum Curitiba de Trânsito, promovido pela Urbs, terá uma série de atividades neste domingo (18) voltadas à conscientização da comunidade para a questão do trânsito e da mobilidade.
No domingo, das 8h às 14h, agentes da Unidade de Educação e Mobilização da Urbs farão abordagens educativas na Feirinha do Largo da Ordem. A abordagem será feita na rua Kellers, ao lado da Sociedade Garibaldi. A programação vai até 25 de setembro. Também no domingo, antes do início do jogo Atlético x Figueirense, na Arena da Baixada, marcado para as 16h, agentes da Diretran entrarão em campo com bandeiras brancas pedindo paz no trânsito.
 Na segunda-feira (19), a Urbs fará abordagens em 15 locais da cidade. Em um dos endereços – no cruzamento das avenidas Marechal Floriano com XV de Novembro, além dos agentes, o trabalho de orientação a motoristas e pedestres será feito também por um grupo de idosos.
 Também na segunda-feira será realizada oficina do projeto Vida no Trânsito, desenvolvido em Curitiba em parceria com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde. O projeto, voltado à redução do número de vítimas do trânsito, conta em Curitiba com 27 parceiros que estarão reunidos na Oficina.
 Na terça-feira (20), a segunda etapa da Oficina do Vida no Trânsito terá a participação de coordenadores nacionais do projeto que é desenvolvido também nos municípios de Belo Horizonte (MG); Campo Grande (MS), Palmas (TO) e Teresina (PI).
Como parte do encerramento da Oficina, a Diretran vai receber, do projeto Vida no Trânsito, dois etilômetros, equipamentos para verificação de ingestão de bebida alcóolica.  Também neste dia, serão feitas, em parceria com o BPTran, abordagens educativas em dez locais da cidade, atividade que, na quarta-feira (21), será feita em outros 16 endereços.
 Na quarta-feira (21), agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs e do Detran e policiais do BPTran farão abordagens voltadas ao combate e prevenção da alcoolemia no trânsito. Neste mesmo dia haverá ação de conscientização de motociclistas, por agentes da Diretran, Detran e policiais do BPTran.
 De quinta-feira (22) a domingo (18) o trabalho será novamente com motociclistas, de prevenção e combate à alcoolemia e de orientação a motoristas e pedestres.
Parceiros – Iniciada nesta sexta-feira (16) a Cidade Portinho, montada no terminal do Carmo e voltada à conscientização de crianças vai acontecer até o próximo dia 23, numa parceria da Prefeitura de Curitiba com a empresa Porto Seguro. Dentro da mesma parceria, a empresa fará também, ao longo da semana, inspeções veiculares em diferentes pontos da cidade.
Ao longo da Semana o Bptran promoverá palestras direcionadas a motociclistas, enquanto o Detran-PR também fará abordagens educativas em bares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário