segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Túnel sob a BR 277 vai conter alagamentos no Cajuru


principal



Está em fase final de construção um túnel sob a BR-277, que vai acabar com pontos de alagamentos entre os bairros Jardim das Américas e Cajuru. Com 50 metros de largura e 2,6 metros de diâmetro, o novo sistema de drenagem vai substituir antigas manilhas com 60 centímetros de diâmetro, que estrangulavam a vazão do córrego Jardim Natália. “Esta obra atende a um pedido da comunidade e faz parte de um pacote de ações de drenagem na cidade, que vão evitar alagamentos no período das fortes chuvas de verão”, disse o prefeito Luciano Ducci.
Além do túnel do Cajuru, o Departamento de Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas está construindo outros dois túneis subterrâneos, no Bigorrilho e Atuba. Nos últimos 12 meses, foram entregues também 47 quilômetros de novas galerias pluviais e outros 39 quilômetros estão em obras. “Curitiba está investindo mais de R$ 20 milhões na melhoria do sistema de drenagem para diminuir pontos de alagamentos provocados em dias de chuvas fortes”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.
Benefícios - No córrego Jardim Natália, o trabalho vai beneficiar cerca de 3 mil moradores da região. As equipes estão terminando de escavar o túnel no lado do Cajuru. Para construir o túnel, estão usando placas de aço colocadas conforme a escavação da nova passagem de água. Está sendo aberto um buraco de 2,6 metros de diâmetro sob a rodovia, em uma extensão de 50 metros. Nesta etapa o investimento é de cerca de R$ 500 mil.
Com a obra concluída, haverá melhor vazão das águas do rio, quadriplicando a área de escoamento. O secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni, disse que este sistema de escavação de grandes túneis sob a malha viária funciona com sucesso em outras áreas da cidade, como o córrego Ponta Grossa, no Umbará. “Nessa região, um grande túnel foi construído sob os trilhos de trem, acabando com alagamentos que atingiam até a Unidade de Saúde Umbará”, lembra Tookuni. Hoje os moradores daquela área no Umbará não sofrem mais com alagamentos, graças ao túnel de 134 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário