terça-feira, 20 de setembro de 2011

Após aftosa, Brasil suspende importação de animais do Paraguai


na Folha.com

O governo decidiu suspender temporariamente a importação de animais vivos e produtos in natura do Paraguai. A informação foi dada nesta terça-feira pelo Ministério da Agricultura.
A medida foi tomada após o Paraguai informar à OIE (Organização Internacional de Saúde Animal) a ocorrência de um foco de febre aftosa em um rebanho bovino de Sargento Loma, departamento de San Pedro, a cerca de 130 quilômetros da fronteira com o Brasil.
Essa restrição não irá atingir as carnes processadas.
O Brasil também vai intensificar as ações de vigilância na fronteira com o Paraguai, com aumento do número de fiscais agropecuários, colocação de barreiras na região e mapeamento de propriedades de maior risco no Brasil.
O ministério informou ainda que está à disposição do governo paraguaio para ajudar na erradicação de focos do vírus.
"O Ministério da Agricultura acompanha com atenção a aplicação, pelas autoridades paraguaias, das medidas para o controle, erradicação e investigação do caso. As autoridades brasileiras se colocaram à disposição do Paraguai para colaborar tecnicamente e ajudar na execução das medidas a serem desenvolvidas para erradicação dos focos", informou o ministério em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário