quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Curitiba tem melhor mês do ano na geração de empregos


principal
Foto:Maurilio Cheli/SMCS (arquivo)

Agosto foi o melhor mês de 2011 na geração de empregos formais em Curitiba. No mês passado, a capital paranaense registrou o maior crescimento (0,71%) na abertura de novos postos de trabalho com carteira assinada desde o início do ano.
Foram criadas 5.032 vagas em agosto, como saldo de 39.986 admissões e 34.954 desligamentos.
Os dados são do Cadastro Geral do Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados nesta quarta-feira (14).
De acordo com o secretário do Trabalho, Paulo Bracarense, o resultado de agosto foi impulsionado pela 1ª Feira do Primeiro Emprego de Curitiba, que ofereceu 6 mil vagas de emprego e outras 1 mil de qualificação, nos dias 19 e 20 do mês passado, na praça Santos Andrade. “Em dois dias de feira, realizamos mais de 13 mil atendimentos. Este tipo de iniciativa tem ajudado a melhorar ainda mais os números do emprego em Curitiba”, afirma Bracarense.
Com o saldo de agosto, Curitiba alcança um estoque de 716.908 trabalhadores com carteira assinada. Nos primeiros oito meses do ano, já foram criados 28.170 novos empregos.
Os setores de atividades que mais criaram vagas em agosto foram o da indústria de transformação (1.788), de serviços (1.235) e da construção civil (1.210).
Pleno emprego - Curitiba e região metropolitana têm a menor taxa de desemprego do país. O índice de 4,1% foi medido pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O percentual registrado na capital e região revela uma situação de pleno emprego – que é atingido, conforme a experiência internacional, quando as taxas ficam abaixo de 5,0%.
Entre as capitais, Curitiba segue com menor percentual de desemprego do país – apenas 3,5%. “Estes resultados são frutos de ações localizadas, como as feiras de empregos que temos promovido”, completa Bracarense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário