quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Fernanda Richa apresenta política de assistência social a mulheres de prefeitos


Secretária da Família e Desenvolvimento Social e presidente do Provopar Estadual, Fernanda Richa  durante encontro com primeiras-damas e gestoras da assistência social da região dos Campos Gerais e Centro Sul do Paraná. Representantes de 18 municípios do Estado.Foto:Rogério Machado/SEDS
Foto:Rogério Machado/SEDS
A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social promoveu nesta segunda-feira (19) um encontro com primeiras-damas e gestoras da assistência social da região dos Campos Gerais e Centro Sul do Paraná. Representantes de 18 municípios do Estado participaram do evento, realizado no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Durante a reunião, a secretária Fernanda Richa apresentou o plano de gestão, as metas de governo, as diretrizes da nova política estadual de assistência social, a estrutura organizacional da secretaria e a equipe de gabinete e coordenadores técnicos da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

Foi o terceiro encontro de apresentação para gestoras de assistência social desde a criação da secretaria, em 28 de junho deste ano. “Antes, a política de ação social estava dispersa. Agora, assumimos atribuições que eram da Secretaria do Trabalho, repassamos outras para a Secretaria da Justiça, estamos ajustando metas e orçamento para desenvolver e implantar programas para a promoção e emancipação das famílias em situação de vulnerabilidade social”, disse Fernanda Richa.

A secretária da Família também apresentou as equipes técnicas que vão comandar os escritórios regionais de Irati, Ponta Grossa, Guarapuava e Pitanga. “Com os escritórios regionais, descentralizamos a administração e nos aproximamos mais ainda dos municípios”, explicou a secretária.

Para a primeira-dama de Telêmaco Borba, Rita de Paula Araújo, o desconhecimento sobre as atribuições da assistência social em pequenos municípios ainda é grande. “Muitas vezes, antes de atuar, a Secretaria da Assistência Social municipal precisa educar e se fazer respeitar. Com assessoramento e apoio técnico do Estado, estamos mudando essa realidade, delimitando nossa área de atuação e sabendo apontar e valorizar nossas ações”, avaliou.

“É importante que o governo promova reuniões assim. Hoje conseguimos nos atualizar sobre o andamento dos programas da Secretaria da Família, saber quais são os planos para a assistência social no Paraná e ouvir sobre as experiências de outras cidades”, disse Telma Viana, gestora de assistência social do município de Reserva. Para ela, encontros assim aproximam a administração dos municípios do Governo do Estado.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Carambeí, Ipiranga, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Irati, Rio Azul e Teixeira Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário