quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Luciano Ducci e Beto Richa lançam Olimpíadas Escolares em Curitiba


principal
 Na imagem, Luiano, a ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, Hortência Macari e o curitibano Emanuel Scheffer, campeão olímpico de vôlei de praia. Curitiba, Foto: Brunno Covello/SMCS

O prefeito Luciano Ducci e o governador do Paraná Beto Richa assinaram, na manhã desta terça-feira (20), no Museu Oscar Niemeyer, o  termo de convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a realização das Olimpíadas Escolares em Curitiba. Maior evento esportivo nacional da categoria, a competição acontecerá pela primeira vez na capital paranaense no mês de dezembro e contará com a participação de aproximadamente 5 mil atletas entre 15 a 17 anos.
“Em todo o país, serão dois milhões de jovens competindo para estar entre os cinco mil atletas que disputarão os jogos em Curitiba”, disse Luciano Ducci. “Além de incentivar a prática esportiva e a revelação de novos atletas, a realização das Olimpíadas Escolares demonstra a capacidade de Curitiba para receber grandes eventos esportivos, movimentando a economia e o turismo da cidade”.
Cerca de 350 pessoas participaram do lançamento das Olimpíadas Escolares, que acontecerão entre os dias 2 e 12 de dezembro e contarão com equipes de 27 estados, além de comissões do Distrito Federal e Curitiba. Os atletas competirão em 12 modalidades esportivas: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além do badminton, que é novidade no torneio.
Parceria - O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, ressaltou a importância do trabalho em parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado para o desenvolvimento de políticas públicas para o esporte. “A realização das Olimpíadas Escolares em Curitiba é o resultado dos esforços conjuntos dos órgãos governamentais e sociedade civil, que reconhecem a importância do esporte para o desenvolvimento físico e saudável da população.”
O curitibano Emanuel Scheffer, campeão olímpico de vôlei de praia, também participou do lançamento das Olimpíadas Escolares e destacou os avanços da área esportiva em Curitiba. “A Prefeitura e o Governo tem trabalhado muito para ampliar e aprimorar os programas e ações na área esportiva e fico muito orgulhoso de poder participar do lançamento deste grande evento, que sem dúvidas irá agregar muito para o desenvolvimento do esporte em Curitiba.”
Antes das competições em Curitiba, a cidade de João Pessoa (PB) recebeu a primeira etapa das Olimpíadas Escolares, com os jogos para atletas de 12 a 14 anos. Em 2010 as duas etapas da competição reuniram mais de 8.600 alunos de 2.300 instituições de ensino.
Curitiba Olímpica - Durante o evento também foi realizado o lançamento do Curitiba Olímpica, política pública de esporte que visa trabalhar o desenvolvimento de novos atletas locais, desde a introdução à prática esportiva até treinos especializados para prepará-los para esportes de rendimento.
“O Curitiba Olímpica irá atuar de maneira articuladora com todas as entidades e órgãos públicos que atuam com o esporte em Curitiba. A meta é criar um ambiente favorável para o desenvolvimento e revelação de novos atletas, trabalhando em etapas o esporte de participação, educação e alto rendimento”, disse o diretor de Esporte da secretaria municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Nasser Daher.
A meta para 2011 do Curitiba Olímpica é mobilizar 15 mil pessoas nos projetos esportivos olímpicos e paraolímpicos da cidade e fortalecer o trabalho em parceria com todo o campo esportivo governamental e privado da cidade.
Participaram do lançamento das Olimpíadas Escolares o secretário estadual do Esporte, Evandro Rogério Roman; o secretário municipal da Defesa Social, Nazir Abdalla Chain; o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz; o assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde; o secretário de Estado da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha; o gerente de iniciação esportiva do COB, Edgar Hubner; a ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, Hortência Macari e os vereadores Jorge Yamawaki e Felipe Braga Côrtes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário