domingo, 18 de setembro de 2011

Raúl Castro supervisiona obras de porto com investimento brasileiro




O presidente cubano, Raúl Castro, supervisionou neste sábado pessoalmente os trabalhos de construção e investimentos no porto de Mariel, que deve se transformar no principal de Cuba e cujas obras contam com financiamento brasileiro.
Um noticiário da televisão cubana informou que Raúl constatou "avanços" nos trabalhos de construção no porto e participou de uma reunião para checar o investimento junto com seu primeiro vice-presidente, José Ramón Machado Ventura.
"Esta obra tem uma importância econômica extraordinária, não só para o desenvolvimento atual do país, mas também para o futuro", afirmou Raúl segundo o noticiário, que transmitiu as imagens da reunião sem áudio.
O presidente também ressaltou que o investimento dotará o país de uma "infraestrutura aproveitável durante dezenas de anos nos mais de 400 quilômetros quadrados que formam a zona especial de desenvolvimento".
Raúl insistiu na importância de trabalhar com "qualidade, organização e sem demoras".
As instalações de Mariel estão sendo ampliadas com o objetivo de transformá-lo no principal porto comercial da ilha, e o investimento se executa mediante uma associação de empresas cubanas e brasileiras.
Segundo fontes oficiais, o investimento comprometido pelo Brasil poderia chegar a mais de US$ 500 milhões.
O projeto inclui a construção de 700 metros de píer para que operem navios de cerca de 15 metros de calado, porque o porto de Havana não tem a profundidade suficiente para a entrada de navios de grande porte.
Como complemento se constrói uma ampla infraestrutura de estradas e modernas ferrovias que levam até Mariel, distante cerca de 45 quilômetros de Havana.

da EFE na Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário