quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Paraná terá rede de atenção à pessoa com deficiência -


O dia nacional de luta das pessoas com deficiência é lembrado nesta quarta-feira (21) pela Secretaria estadual da Saúde, que vai implantar a rede de atenção à pessoa com deficiência como uma das cinco prioridades de atendimento na gestão do governador Beto Richa. O secretário Michele Caputo Neto diz que a atenção à saúde da pessoa com deficiência merecerá uma ação efetiva da Secretaria com destaque para as ações de promoção e prevenção.

De acordo com levantamento feito em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), mais de 1,4 milhão de paranaenses têm algum tipo de deficiência, seja ela física ou motora, auditiva, visual ou intelectual.

A atenção primária, que é o primeiro nível de contato da população com o Sistema Único de Saúde, será realizada o mais próximo possível do local em que as pessoas vivem e trabalham. A secretaria promoverá ações informativas e educativas, ações de promoção à saúde, como campanhas para redução da violência do trânsito e interpessoal, de prevenção, como, por exemplo, a realização do teste do pezinho em todos os recém-nascidos e a identificação precoce de problemas na população.

A rede de atenção promoverá a saúde integral da pessoa com deficiência no Estado seguindo as diretrizes da Política Nacional instituída em junho de 2002, que são promover a qualidade de vida; prevenir deficiências; melhorar os mecanismos de informação; capacitar recursos humanos; e organizar o funcionamento dos serviços que tem como desafio promover a acessibillidade, por meio da implementação e criação de políticas públicas de saúde que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O atendimento da pessoa com deficiência é realizado pelos serviços de reabilitação e unidades especializadas de abrangência regional, por divisão de áreas temáticas: reabilitação física, reabilitação auditiva, reabilitação visual e reabilitação intelectual. “O objetivo é desenvolver habilidades para que a pessoa com deficiência adquira autonomia, independência e melhoria em sua condição de vida”, explicou o superintendente de Atenção Primária, Antonio Dercy Silveira Filho.

Segundo o coordenador da divisão da Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Juliano Schmidt Gevaerd, na área de reabilitação física os serviços contam com equipe multiprofissional para cuidados de reabilitação, prevenção e orientação familiar, com três níveis de complexidade. “Eles trabalham com atividades individuais ou em grupo, incluindo avaliação, adequação, acompanhamento e dispensação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção”, explicou. O Estado dispõe de 16 serviços macrorregionais e três serviços de referência estadual.

Na reabilitação auditiva os serviços são organizados para realizar o diagnóstico, terapias especializadas, triagem, monitoramento e reabilitação da audição em recém-nascidos, pré-escolares e escolares, crianças a partir de 3 anos, jovens e adultos, trabalhadores e idosos, respeitando a reabilitação adequada para cada um desses segmentos. 12 serviços realizam acompanhamento e sete serviços são referência estadual. “Os serviços de média ou alta complexidade fornecem a prótese necessária e têm como objetivo permitir que a pessoa com deficiência auditiva adquira independência e melhoria das condições de vida”, explicou o coordenador.

Já a reabilitação intelectual é contemplada nas 295 APAEs distribuídas em todas as regiões do Paraná. “O trabalho realizado pelas Apaes é muito importante para o Estado, pois elas são responsáveis pela inclusão social e pela autonomia das pessoas com deficiência intelectual”, ressaltou Gevaerd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário