sábado, 27 de fevereiro de 2010

EUA veem "erro" em apoio do Brasil ao Irã e elevam pressão

Às vésperas da visita de Hillary, americanos cobram posição mais dura do governo Lula

Lula defende sua relação com a república islâmica, suspeita de buscar a bomba, e afirma: "Quero para o Irã o que eu quero para o Brasil"


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM WASHINGTON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Às vésperas da visita da secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, ao Brasil, o governo americano avisou que considera "um erro" a posição brasileira contrária a novas sanções contra o Irã visando impedir que o programa nuclear da república islâmica seja usado para construir a bomba, como suspeita a ONU.
Ao mesmo tempo, os EUA enviam sinais de que terão o que oferecer para amainar a posição brasileira na crítica questão nuclear -Brasília considera as pressões sobre o Irã um prelúdio do que pode ocorrer consigo, embora rejeite a bomba, e vê hipocrisia das potências que já a possuem.
"Nós realmente consideramos um erro [a posição brasileira contrária a sanções ao Irã]. Vamos encorajar o Brasil a pressionar os iranianos para que eles cumpram com os acordos internacionais", afirmou em Washington Arturo Valenzuela, que é o mais alto diplomata americano para a região.
"Se o Brasil usar esse relacionamento para fazer com que o Irã cumpra os compromissos assumidos internacionalmente, terá sido um passo importante. Se não, nós ficaremos desapontados", afirmou.
Em El Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou sua visita ao Irã em maio. "Estou indo para o Irã como vou a qualquer país do mundo. Os EUA nunca pediram para mim para não viajar para qualquer país. Eu quero para o Irã o que eu quero para o Brasil", disse. Assinantes da Folha/ Uol leia na Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário