terça-feira, 6 de setembro de 2011

Veterinários e zootecnistas terão cadastro único no Paraná


A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e o Conselho Regional de Medicina Veterinária no Paraná (CRMV-PR) vão trocar informações sobre os profissionais médicos veterinários e zootecnistas e as empresas que processam produtos de origem animal em atuação no Paraná. Para isso foi firmado um convênio que cria o Cadastro Estadual Único Agropecuário (CEUA) dos profissionais vinculados ao Conselho.

O convênio foi formalizado nesta terça-feira (06) pelo secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, e pelo presidente do CRMV-PR, Masaru Sugai. A formação de um cadastro e a troca de informações vão fortalecer o trabalho de fiscalização já realizado pelo Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis), que passará a contar com uma base atualizada de dados sobre os profissionais que estão atuando no Estado, disse Ortigara.

A proposta é cruzar as informações sobre profissionais e empresas e formar uma base cadastral única para facilitar o trabalho de fiscalização. De acordo com Sugai, o objetivo desse convênio é garantir à sociedade acesso a produtos de origem animal de qualidade. “Vamos otimizar os recursos humanos, materiais e financeiros para atender à demanda da sociedade por produtos de qualidade”, disse.

O Defis já fiscaliza a sanidade e a qualidade dos produtos paranaenses. E o CRMV-PR é a autarquia federal que fiscaliza o exercício profissional dos médicos veterinários e zootecnistas e também a garantia da presença de um profissional (médico veterinário ou zootecnista) com responsabilidade técnica em empresas e indústrias que processam produtos de origem animal, conforme determina a lei.

O diretor do Defis, Marco Antonio Teixeira Pinto, disse que o cadastro vai incluir todos os profissionais técnicos que atuam em empresas de produtos de origem animal, medicamentos, animais vivos e produtos industrializados, como carnes, leite, mel, pescados – informações fundamentais para o trabalho de fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário