terça-feira, 3 de agosto de 2010

Escolas estaduais serão abertas nos fins de semana para formação, cultura e lazer da comunidade


Programa Comunidade Escola será implantado em todo o Estado

O candidato a governador pela Coligação Novo Paraná, Beto Richa, anunciou na manhã desta terça-feira (03), em debate com cerca de 400 estudantes dos cursos de Direito, Jornalismo e Escola de Negócios da Universidade Positivo, que levará o programa Comunidade Escola para todo o Estado. O programa abre escolas públicas nos fins de semana e oferece, de forma gratuita, cursos de qualificação, oficinas e atividades de esporte e lazer para comunidade. “Vamos transformar as escolas estaduais em centros de formação e integração comunitária”, afirmou Beto.


O investimento no ensino médio profissionalizante também será prioridade, para qualificar jovens ao primeiro emprego. “Os jovens estão preocupados com seu futuro no mercado de trabalho. Na capital, por exemplo, contribuímos muito para o primeiro emprego, investindo, através de incentivos fiscais, na geração de oportunidade de trabalho para mais de 10 mil jovens na área de Call Center, a que mais emprega jovens. E também no Tecnoparque, que gerou mais de 20 mil empregos para os jovens”, exemplificou.

Outro projeto a ser implementado pelo governo Beto Richa será a adoção do ensino integral nas escolas de municípios e bairros com IDG abaixo da média nacional.


Renovação política


Em sua palestra, Beto Richa defendeu uma candidatura de renovação política, de conceitos e de comportamento. “Sinto que o Paraná quer respeito, quer diálogo e uma gestão democrática, com uma visão moderna. Um gestão vigorosa e competente que possa gerar os resultados positivos que atendam às expectativas de toda a nossa gente”, afirmou.

Modelo de gestão testado e aprovado


Beto Richa destacou ainda o modelo de gestão adotado na Prefeitura de Curitiba. “Modelo testado e aprovado, que nos valeu o reconhecimento de melhor prefeito do Brasil. Implantamos conceitos que foram bem aceitos pela população. Primeiro a austeridade e o rigor absoluto na aplicação dos recursos públicos, depois a opção por uma gestão democrática, ética, moderna e transparente. Esses conceitos queremos levar para o Estado”, disse.

Melhorando o gasto público e dando um choque de gestão, afirmou Beto, será possível ter recursos suficientes para investir em projetos essenciais que garantam o desenvolvimento social e econômico para o Paraná.

Porto de Paranaguá


“Há algumas semanas houve uma intervenção federal no Porto de Paranaguá. Este é um porto que não se modernizou e perdeu, lamentavelmente, a sua eficiência. Boa parte da sua movimentação de cargas migrou para outros Estados, principalmente, para Santa Catarina, que hoje tem cinco portos. Isso é modernidade, é crescimento, é desenvolvimento para o Estado. Se não investirmos em infraestrutura, o Paraná não vai crescer e não vai se desenvolver como nós esperamos. Queremos um Estado vigoroso, com uma gestão dinâmica e competente. E os Portos de Paranaguá e Antonina merecerão atenção especial da nossa administração.”

Interesse público


“É um absurdo e uma irresponsabilidade o governante que deixa que divergências político-partidárias se sobreponham ao interesse público. Quem paga a conta é a população que não tem nada a ver com a briga entre dois políticos. Fui perseguido quando prefeito. Eleito governador, jamais vou agir desta forma, até porque a nossa visão é moderna e diferente desta do século passado, dessa mesquinhez política. Vou fazer um governo municipalista. Se queremos transformar o Paraná num lugar melhor para se viver, tem que ser através das cidades, que é onde as pessoas vivem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário