segunda-feira, 9 de maio de 2011

O calvário de Rossoni, com direito a choro e ranger de dentes




De Celso Nascimento da Gazeta do Povo no Fábio Campana
Nunca antes na história da Assembleia Legis­­­lativa tantos deputados ao mesmo tempo são encontrados no plenário. Nunca antes deputados faltosos tiveram descontos no salário. Nunca antes na história, mesmo com 400 funcionários a menos, a Assembleia pode funcionar me­­­lhor do que no passado – longínquo e recente. Nunca antes as despesas e os atos oficiais foram publicados on-line e os diários deixaram de ser secretos. Nunca antes 23 aposentados irregulares estiveram a ponto de perder salários de quase R$ 30 mil. Nunca antes, em três meses de exercício financeiro, deixaram de ser gastos R$ 21 milhões…
Estas “proezas” começaram a acontecer a partir de 1.º de fevereiro deste ano, quando assumiu a nova direção da Casa, encabeçada pelo deputado Valdir Rossoni. Mas nunca antes, também, um presidente da As­­­sembleia teve de recorrer a um trio de seguranças pessoais e a contar com mais alguns para cuidar da família – incluindo o neto de 5 anos que só pode ir ao parquinho se, ao seu lado, estiver um brutamontes à espreita de aproximações suspeitas.
O deputado encontra razões de sobra para se proteger dessa forma: com inusitada frequência, ouve ameaças anônimas no celular; os telefones de sua casa, atendidos normalmente pela mulher, são da mesma forma alvos preferenciais de pessoas interessadas em disseminar o terror na família de Rossoni. “Contrariei muitos interesses, acabei com muita roubalheira, demiti muita gente… eu não podia esperar outra coisa”, diz um Rossoni entre conformado e, ao mesmo tempo, com dificuldades para conter lágrimas indefiníveis – se de raiva do enxame de desafetos que conquistou ou de emoção por ver que fatos dessa natureza só estão acontecendo porque, apesar de tudo, está conseguindo cumprir a tarefa de restaurar um mínimo da dignidade que a Assembleia havia perdido há tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário