terça-feira, 10 de maio de 2011

Paraná = Campanha Espalhe Calor vai distribuir 150 mil cobertores


Gov. Beto Richa e Secretária da Família e Desenvolvimento Social Fernanda Richa lançam a Campanha do Agasalho 2011 - PROVOPAR "Espalhe Calor", na Escola Social Coração de Jesus no Bairro Guaraituba em Piraquara.Piraquara, 10/05/2011Foto: Ricardo Almeida / AENotícias
O governador Beto Richa e a presidente do Provopar Estadual Ação Social, Fernanda Richa, também secretária da Família e Desenvolvimento Social, deram início à Campanha do Agasalho 2011 nesta terça-feira (10). A meta da campanha “Espalhe Calor” é entregar 150 mil cobertores, para atender 75 mil famílias em vulnerabilidade social no Estado, começando pelos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e os do chamado “corredor do frio”, nas regiões mais ao sul do Paraná, onde as temperaturas são mais baixas.

“Nada melhor do que articular ações em todo o Estado, para arrecadar mantimentos, agasalhos e cobertores e ajudar as pessoas mais carentes a suportar o inverno paranaense, que é rigoroso”, disse o governador. “Junto às empresas parceiras, procuramos despertar o sentimento de solidariedade e de fraternidade dos paranaenses, para ajudar as famílias carentes, que mais precisam do poder público, levando atenção e serviços de qualidade”, afirmou. 

O lançamento ocorreu na Escola Social Coração de Jesus, no Jardim Holandês, comunidade carente da região do Guarituba, no município de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, na presença de lideranças comunitárias de diversas associações de moradores da região. Esta é a primeira vez que a campanha do agasalho é iniciada fora da capital. Nesta quarta-feira (11) a campanha será apresentada em outros cinco municípios: Ponta Grossa, Cândido de Abreu, Cascavel, Dois Vizinhos e Palmas. 

“Em cada evento vamos entregar 2 mil cobertores para atender 1.000 famílias cadastradas previamente pelos municípios. Em Piraquara entregamos também 8 mil peças de roupas para dez instituições cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social”, explicou Fernanda Richa. 

A Campanha do Agasalho 2011 conta com a parceria do banco Itaú, das redes de supermercados Condor e Muffato, as óticas Ponto de Visão, RedeFarma, Tintas Laca e RIC TV. O principal objetivo deste ano será a distribuição de cobertores, que deve superar em 127% o número de unidades entregues no ano passado, quando foram distribuídas 66 mil unidades. Além dos cobertores, serão entregues roupas e calçados doados pela população. “Esperamos suprir as necessidades e superar a meta de arrecadação, principalmente de cobertores, para ter uma reserva para atender alguma emergência”, disse Fernanda Richa. 

Serão implantados 2 mil postos de arrecadação de donativos. Os primeiros 500 postos de arrecadação foram montados nos quartéis do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, repartições públicas estaduais, e nas lojas dos supermercados Condor e da Rede FarmaTotal, entre outros. 

Para Zilda Aparecida dos Santos, moradora da Vila Nova, viúva, mãe de três filhos e atualmente desempregada, os dois novos cobertores que recebeu nesta terça-feira chegaram em boa hora. “Por causa das crianças pequenas, que precisam de cuidado, eu não trabalho. Daí fica difícil comprar as coisas. Tudo está muito caro: roupas, calçados, cobertores. Essa ajuda é muito importante”, disse ela. 

A Associação Beneficente Dikaion, de Piraquara, que atende 140 famílias carentes, foi uma das entidades beneficiadas nesta terça-feira com a entrega de pares de luvas e peças de roupas. O presidente da entidade, Josimar Ferraz, disse que as doações do Provopar vão facilitar muito o atendimento diário das dezenas de famílias que procuram a associação em busca de roupas, cobertores, alimentação. “Qualquer ajuda é bem-vinda: móveis, roupas, cobertores”, disse Ferraz. 

Também foram entregues donativos às associações de moradores do Jardim Orquídeas, Holandês, Tarumã, Tamoio, Florência, Apodem, Tropical, Jardim dos Estados I e às associações beneficentes São Roque e Dikaion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário