terça-feira, 3 de maio de 2011

Imprensa paquistanesa especula sobre morte de Bin Laden


A imprensa do Paquistão especula nesta terça-feira sobre os detalhes da operação especial dos Estados Unidos que abateu na madrugada de segunda-feira o líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, na localidade paquistanesa de Abbottabad.
O mais atrevido dos diários é o "Dawn", que apresenta em sua manchete principal a pergunta: "Osama foi assassinado por tropas dos EUA ou por seu próprio guarda-costas?".
"Na cena do tiroteio, não parece que possa ter sido assassinado à queima-roupa desde um ângulo tão fechado e ao mesmo tempo oferecendo resistência", disse uma fonte oficial ao "Dawn".
O artigo sugere que, com o apoio de outras fontes, um de seus seguranças pode ter matado o líder da Al Qaeda.
Outros periódicos oferecem narração com menor carga interpretativa, com títulos como "Osama bin Laden morto", visto no rotativo "Daily Times", e "Obama apanha Osama", do diário "The News".
Os dois diários seguem mais ou menos a versão americana da operação: um comando de elite dos EUA desceu de helicóptero em uma mansão de Abbottabad durante a madrugada do dia 2 e matou o terrorista mais procurado do planeta, cujo corpo foi lançado ao mar.
Sobre o número de pessoas mortas na operação - algo que continua a ser motivo de especulações -, o "The News" cita fontes não identificadas para assinalar que além de Osama outras cinco pessoas perderam a vida, entre elas uma de suas mulheres e um filho.
Em seus editoriais, o "Dawn" anuncia "o fim de uma era", o "The News" indica acreditar que a morte do terrorista representa um "golpe desmoralizante" para os grupos insurgentes em todo o mundo e o "Daily Times" vaticina que nos próximos dias "ficará ainda mais claro o papel exato" do Paquistão na "guerra contra o terrorismo"
da efe no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário